Quase dois meses depois do Ministério Público Federal denunciar e pedir a condenação de Jair Bolsonaro (hoje, PL) e da ex-assessora parlamentar dele, Walderice Santos da Conceição, por improbidade administrativa, o advogado-geral da União Bruno Bianco Leal vai à Câmara dos Deputados para explicar a defesa da ex-funcionária do presidente.
O caso, que ficou conhecido por "Wal do açaí", foi denunciado pelo jornal Folha de São Paulo em 2018 e coloca Walderice como funcionária fantasma do gabinete de Bolsonaro quando ele ainda era deputado federal.
A mulher tem uma loja de açaí em Angra dos Reis e, segundo as informações da época, prestava alguns serviços particulares na casa de veraneio de Bolsonaro. O nome dela aparecia como funcionária do gabinete, mas não realizava nenhuma atividade ou função referente ao cargo que supostamente teria na Câmara dos Deputados, tampouco dava expediente.
A audiência com advogado-geral da União Bruno Bianco Leal foi pedida pelo deputado federal Elias Vaz (PSB/GO), da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. "O MPF apontou também que o então deputado Jair Bolsonaro tinha conhecimento de que Walderice não prestava os serviços correspondentes ao cargo e, mesmo assim, atestou falsamente a frequência dela ao trabalho em seu gabinete", frisou o parlamentar.
Em 2020, Wal do açaí se candidatou ao cargo de vereadora, usando o sobrenome do presidente, ficando "Wal Bolsonaro".
Bianco Leal irá falar sobre a atuação da AGU na defesa da ex-funcionária do presidente Jair Bolsonaro. A audiência com o advogado-geral será realizada no plenário 9, a partir das 10 horas.
O Ministério Público pede que Walderice e Bolsonaro sejam condenados por improbidade administrativa e devolvam os recursos públicos indevidamente desviados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar