O surto psicótico é uma alteração temporária do estado mental em que há uma distorção da realidade, tempo e espaço. Podendo haver alucinações, ansiedade e agressividade durante o episódio. Essa situação pode ser desencadeada por algumas doenças psiquiátricas, como transtorno bipolar ou esquizofrenia, ou ser resultado do consumo de drogas alucinógenas.
Um homem em surto psicótico foi morto na tarde da última quinta-feira (2), por um agente da Guarda Civil Municipal (GCM), em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Os guardas-civis foram acionados para dar apoio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) Lago Azul, localizada na avenida Tonico Lenci, para conter um paciente.
Ao chegarem à unidade, os guardas tentaram conter o rapaz, que já havia agredido pessoas. O jovem fugiu do local correndo e invadiu uma loja de materiais de construção e anunciou o assalto. Na sequência, pegou uma enxada e saiu. Logo mais entrou em uma lanchonete e tentou agredir uma funcionária. Carregando a enxada, ele passou a caminhar entre os veículos que transitavam na rua.
Enquanto estava no meio da via, o agressor danificou diversos carros após desferir golpes de enxada. Em dado momento, um GCM à paisana notou a confusão, desceu do veículo e tentou negociar com o rapaz.
Veja também:
- Idoso em surto foge de hospital e é encontrado morto no ES
- Vídeo: adolescentes agridem policial em frente a escola
- Imagens de um circuito de segurança flagraram o momento exato em que o agente pede ao homem que se renda e largue o objeto. Mas o agressor avança em direção ao agente de segurança. E neste momento, o GCM reage e dispara contra o suspeito, que cai no chão. Mesmo sendo socorrido, o homem não resistiu aos ferimentos.
A Prefeitura de Franco da Rocha informou que abriu um processo administrativo para apurar o caso. Ressaltou também que o guarda que atirou no paciente ficará afastado da função até o fim das investigações.
O caso foi registrado no Distrito Policial de Franco da Rocha.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar