As festividades do Ano Novo Chinês começam nesta terça-feira (17) e marcam a entrada no ano 4274 do calendário lunar. O ciclo de 2026 é regido pelo cavalo de fogo, símbolo de liberdade e energia intensa.
O Ano Novo Chinês segue os ciclos da Lua, o que faz a data variar a cada ano. Em 2026, o calendário chinês apresenta duas datas de início: 3 de fevereiro para a astrologia e o Feng Shui, e 17 de fevereiro para as festividades populares.
Leia também
- Descubra os signos mais perigosos na paquera no Carnaval
- Esses 3 signos vão ganhar muito dinheiro até o final de Fevereiro
Os brasileiros buscam informações sobre a celebração oriental na internet. Termos como "quando é o Ano Novo Chinês", "cavalo de fogo" e "pode lavar o cabelo no Ano Novo Chinês" lideram as pesquisas no Google.
Simbolismo do cavalo de fogo
O zodíaco chinês elegeu o cavalo como regente de 2026. Este animal representa liberdade e vigor, com forte ligação ao elemento fogo e ao verão. O ciclo promete ser marcado pela ação e pelo dinamismo.
Os próximos 354 dias trazem a energia de um animal que não gosta de ficar parado. O ritmo acelerado favorece quem tem projetos engavetados e deseja empreender. No entanto, a velocidade exige controle para evitar a exaustão.
O que o ano reserva para diferentes áreas?
O cavalo de fogo influencia diversos aspectos da vida:
- Trabalho: período favorável para ser proativo e brilhar profissionalmente;
- Amor: relações intensas com o desafio de respeitar o tempo do parceiro;
- Bem-estar: necessidade de atenção redobrada ao estresse e à saúde física.
Superstições populares
Uma crença antiga proíbe lavar a cabeça no dia do Ano Novo Chinês. A tradição afirma que a prática simboliza "lavar a sorte" e fazer o dinheiro escorrer pelo ralo logo no início do ciclo.
A superstição não é unanimidade entre os chineses, mas continua a movimentar as redes sociais.
Especialistas recomendam entrar no novo ano com pensamentos positivos e abertura para a renovação da energia, independente das crenças.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar