plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALERTA

Conheça 6 sinais na pele que podem indicar diabetes

Especialista aponta alguns sinais que as pessoas devem ficar atentas. Saiba quais são e como tratá-los.

Imagem ilustrativa da notícia Conheça 6 sinais na pele que podem indicar diabetes camera Pele ressecada e com coceira pode ser um sintoma de diabates. | Divulgação/Skincare

A diabetes é uma doença que ocorre quando o nível de glicose no sangue, também conhecido como açúcar no sangue, está muito alto. A glicose no sangue é a principal fonte de energia e vem dos alimentos. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a glicose dos alimentos a entrar nas células para ser usada como energia. Às vezes, o corpo não produz insulina suficiente ou nenhuma insulina ou não a usa adequadamente, e a glicose permanece no sangue e não entra nas células.

Os sintomas mais conhecidos da diabetes são a sede extrema, visão turva, sensação de cansaço e aumento da necessidade de urinar. No entanto, alguns problemas de pele também pode indicar a enfermidade, seja a diabetes do tipo 1 (provocada por fatores genéticos), ou a do tipo 2 (ligada ao estilo de vida e má alimentação).

LEIA TAMBÉM:

OMS alerta para piora da saúde mental na pandemia

Gêmeos nascem mesmo sem bolsa "estourar"; veja as fotos!

O principal processo é a glicação, que pode ser notada quando a pele apresenta um aspecto ressecado e com pouca elasticidade. Isso ocorre em decorrência excesso de açucar no sangue, que acaba se unindo às proteínas da pele, deixando-as endurecidas e quebradiças. Uma dessas proteínas é justamente o colágeno.

Fique atento aos seguintes sinais na pele:

1 - Manchas ou inchaços amarelos ou marrons;

2 - Uma área mais escura da pele que parece aveludada, especialmente ao redor do pescoço e das axilas;

3 - Manchas de pele endurecidas – particularmente nos dedos das mãos e dos pés;

4 - O aparecimento súbito de bolhas ou grupos de bolhas;

5 - Manchas na pele – depressões pequenas e quase imperceptíveis;

6 - Manchas de pele extremamente secas e pruriginosas (que provocam coceira), especialmente nos braços, nas pernas, nos cotovelos e nos pés.

O que fazer?

De acordo com o químico Bruce Green, da SOS Serum Skincare, a melhor forma de tratar esses sintoimas é por meio da utilização de substâncias sem sabão e sem álcool, além da aplicação de hidratantes de alta qualidade.

“É necessário se certificar de limpar e secar adequadamente o local, pois a pele úmida pode causar irritação”, alertou, em entrevista ao jornal britânico The Sun.

O especialista também recomenda que sejam evitados produtos perfumados e ingredientes petroquímicos. Green indica ainda o uso de roupas de algodão. “Isso permite um fluxo de ar saudável e ajuda a reduzir a transpiração localizada”, explicou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias