plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

 Conheça os modelos de celulares 5G disponíveis no Brasil

A rede 5G está começando a ser implantada no país. Listamos todos os smartphones que suportam esta tecnologia e que já foram homologados pela Anatel.

Imagem ilustrativa da notícia  Conheça os modelos de celulares 5G disponíveis
no Brasil camera Confira lista com smartphones 5G homologados pela Anatel. | (Foto: Reprodução da Internet)

De acordo com um estudo publicado pela MoneyTransfers, somente em 2021, o número de celulares compatíveis com a tecnologia 5G teria aumentado em 60%. Em março deste ano, um relatório da Counterpoint Research confirmou que, em janeiro de 2022, as vendas globais de smartphones 5G superaram as de aparelhos 4G pela primeira vez.

Agora, com a rede móvel 5G começando a funcionar no Brasil, a tendência é que os fabricantes de smartphones aumentem o número de lançamentos compatíveis com essa tecnologia, se adaptando às novas necessidades dos usuários brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

Internet móvel 5G começa a operar no Brasil nesta quarta

Conta privada? Site promete mostrar publicações do Instagram

No Brasil, o sinal 5G começa a funcionar nesta quarta-feira (6), em Brasília. Nas próximas semanas será a vez das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. De acordo com as projeções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a expectativa é de que até o final de setembro as demais capitais estaduais também recebam a nova rede.

E para aqueles que querem estar preparados para usufruir das maiores velocidades de transmissão de dados prometidas pelo 5G, a Anatel alerta para a importância de verificar se o modelo adquirido possui a homologaçao da agência. Esse é um pré-requisito para uso e comercialização do produto no Brasil.

Portanto, o consumidor precisa verificar o código de homologação estampado no chassi ou no manual antes de fechar a compra do aparelho desejado. Contudo, não vai adiantar nada adquirir um celular 5G se a operadora não oferecer a compatibilidade do produto à rede.

“Dessa forma, o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios das redes de telecomunicações 5G, sem correr riscos à utilização do produto”, ressalta a nota da Anatel.

Preços acessíveis

Como forma de baratear os custos de produção e cobrar preços mais acessíveis pelos modelos compatíveis com o novo padrão de rede, algumas marcas de smartphones estão até optando por uma versão dupla 4G e 5G de seus novos modelos, como a Samsung com sua série A.

Com exceção da Apple, os outros gigantes do setor não optaram sistematicamente por esse novo padrão de rede. Isso porque sua instalação envolve um custo mais alto do que o 4G. Alguns fabricantes, como a Samsung ou a Xiaomi, por meio de sua marca Redmi, estão tentando oferecer 5G em celulares com preços acessíveis.

Pacotes promocionais

Um smartphone 5G é bom, se você tiver a assinatura adaptada a esse padrão de rede. Assim como os fabricantes de smartphones, as operadoras estão oferecendo pacotes 5G por R$ 20 mensais e algumas ofertas promocionais chegam a dar direito a até um ano grátis na franquia com 20 GB. Essa é uma forma de incentivar os usuários a migrar para o 5G.

De qualquer forma, o primeiro passo é a aquisição de um smartphone que suporta a tecnologia 5G. Por isso, confiram abaixo uma lista com todos os modelos disponíveis no Brasil.

Celulares 5G homologados pela Anatel:

Apple:

iPhone SE

iPhone 13

iPhone 13 Pro

iPhone 13 Pro Max

iPhone 13 Mini

iPhone 12

iPhone 12 Pro

iPhone 12 Pro Max

iPhone 12 Mini

Motorola:

Edge

Edge 20

Edge 20 Pro

Edge 20 Lite

Edge 30

Edge 30 Pro

Moto G50 5G

Moto G 5G Plus

Moto G71

Moto G200

Moto G 5G

Moto G G100

Moto G82

*(Há ainda um protótipo ainda sem nome comercial: xt-2223-2)

Samsung:

Galaxy Note 20 5G

Galaxy Note 20 Ultra 5G

Galaxy Z Fold 2 5G

Galaxy Z Flip 3

Galaxy Z Fold 3

Galaxy S20 FE 5G

Galaxy S21 5G

Galaxy S21 Ultra 5G

Galaxy S22

Galaxy S22 Ultra

Galaxy A73 5G

Galaxy A23 5G

Galaxy A22 5G

Galaxy M23

Galaxy M52

Galaxy M53

Galaxy M33

Galaxy A13 5G

Galaxy S21 FE

Galaxy A53

Galaxy A52s

Galaxy A52

Galaxy A33

Galaxy Z Flip 3 com Android 12

Xiaomi:

Xiaomi 12

Xiaomi 12 Lite

Xiaomi 11 Lite 5G NE

Poco M3 Pro 5G

Poco M4 Pro 5G

Poco X4 Pro 5G

Redmi Note 11 Pro

Redmi Note 10

Outras marcas:

Asus:

ROG Phone 5

ROG Phone 5s

Zenfone 8

Zenfone 8 Flip

Nokia:

G50

Lenovo:

Legion Phone Duel

Positivo:

ZERO 5G

Realme:

GT 2 Pro

GT Master Edition

9 Pro+

TLC:

20 Pro 5G

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias