Manter um perfil nas redes sociais é algo quase que indispensável para quem precisa fazer o seu marketing pessoal ou profissional, seja para divulgar uma marca ou produto, ou até mesmo a própria imagem.
No entanto, milhares de pessoas não enxergam os seus perfis sob esta perspectiva, mantendo as páginas apenas por uma questão de compartilhar bons momentos, fazendo das redes sociais um mero álbum de recordações. Muitos destes perfis, inclusive, seguem configurados no modo privado, ou seja, quando o conteúdo é visto somente por seguidores restritos a aceitação do usuário.
Programa Verão RBA agita as tardes de quinta na RBATV; veja!
Ocorre que nem sempre a rede social é algo que se pode ser mantida integralmente de forma privada. Há ferramentas que permitem que outros perfis possam visualizar as publicações no Instagram, por exemplo. E, detalhe, de forma anônima.
Um destes recursos é o PrivateInsta, um site que promete mostrar todas as publicações de perfis privados do Instagram, sem que seja necessário enviar uma solicitação para segui-los. De acordo com a própria descrição, a plataforma é "única" entre as outras opções que oferecem serviços parecidos, como o Instalooker, e pode ser acessada tanto por um computador quanto por celulares Android e iPhone (iOS).
Embora ver uma conta privada no Instagram seja uma curiosidade de muitos usuários, vale lembrar que a única forma legítima de ver um perfil trancado é enviando uma solicitação para ser seguidor.
INSS: regras de atendimento mudam a partir desta segunda
Como o PrivateInsta funciona?
Para ver as publicações de um perfil privado no PrivateInsta, é preciso informar o nome de usuário que você deseja "espionar" na barra de pesquisa do site e clicar em "View Private Profile" (ver perfil privado, em tradução livre). De acordo com o site, logo após essa etapa, o usuário é direcionado ao perfil escolhido, agora visível.
Mas, nos testes realizados pelo TechTudo, a plataforma exige uma verificação de segurança assim que a busca é feita. Para provar que é humano, o usuário precisa abrir diversos links de propagandas suspeitas e até mesmo baixar outros aplicativos.
PrivateInsta é seguro?
O processo expõe a segurança do computador ou celular, já que links e programas desconhecidos podem conter malwares. O PrivateInsta diz que "não tem qualquer parceria e nem é verificada pelo Instagram", mas que o usuário não está quebrando nenhum termo de serviço da rede social ao utilizar a ferramenta.
Pará tem 180 mil famílias à espera do Auxílio Brasil
Nos termos de uso do site, também é avisado que o serviço "pode conter links para sites de terceiros que não são controlados pelo PrivateInsta". Assim, a promessa inicial de que basta pesquisar o perfil trancado para torná-lo visível é desmentida.
Além disso, os termos de uso reforçam que a plataforma "não se responsabiliza pelos danos ou perdas causadas por sites ou programas terceiros". O documento também reforça que "não garante que o site funcione".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar