Muitos especialistam alertam para a possibilidade de novas ondas de contágio pela Covid-19 em meio ao relaxamento dos cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus e suas variantes, afinal, a pandemia da doença ainda não acabou oficialmente.

Neste sábado (9), dados das secretarias estaduais de Saúde de 22 estados brasileiros mostram que houve 20.261 novos casos da covid-19 confirmados nas últimas 24h. A média diária de testes positivos na última semana, calculada para eliminar distorções entre dias úteis e o fim de semana, ficou em 53.848.

Veja também:

Subvariante Ômicron: BA.2.75 da Covid já está em sete países

Covid-19 pode baixar testosterona e afetar espermatozoides

Chama a atenção, porém, o fato do elevado número ser registrado mesmo com a ausência de dados de quatro estados e do Distrito Federal. Maranhão, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins não informaram os balanços da pandemia referentes a este sábado.

O país também registrou 154 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas. A média diária de óbitos na última semana é de 231 e completa doze dias consecutivos acima de 200. A última vez que o índice se manteve estável nesse patamar foi em março, durante o fim do pico de transmissão da variante Ômicron.

O estado de São Paulo registrou 84 mortes e 9,2 mil novos casos nas últimas 24 horas, o maior total para o período. Minas Gerais, que tem revezado com SP o maior total de testes positivos por dia nas últimas semanas, corrigiu as notificações de óbitos e diagnósticos de covid em - 60 e -20 mil, respectivamente.

No total, o Brasil tem, até o momento, 673.554 vítimas e 32.853.857 casos da doença.

MAIS ACESSADAS