Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
SEQUELAS DA COVID-19

Internações por embolia pulmonar cresce 40% no Brasil

O tratamento pode levar meses e exige avaliação periódica para acompanhar a evolução da embolia

segunda-feira, 11/07/2022, 20:06 - Atualizado em 11/07/2022, 20:05 - Autor: Com informações SBT Brasil

Google News

Inúmeros estudos já confirmaram a formação de trombos ou coágulos em pacientes de covid-19.
Inúmeros estudos já confirmaram a formação de trombos ou coágulos em pacientes de covid-19. | Reprodução

A infecção causada pela Covid-19 afeta as pessoas de diferentes maneiras. A maioria dos infectados apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas. Mas outras podem ter a saúde agravada podendo levar a morte ou deixar grandes sequelas. 

Muitas pessoas que se curaram da covid-19 têm que lidar com sequelas da doença. Um levantamento do SBT Brasil mostrou um aumento de quase 40% nas internações por embolia pulmonar entre 2020, quando começou a pandemia, e agora, em 2022, em todo o país.

Inúmeros estudos já confirmaram a formação de trombos ou coágulos em pacientes de covid-19. O pneumologista Paulo Antônio Faleiros explica que o coronavírus causa uma inflamação nos vasos sanguíneos, que favorece a formação dos coágulos. Os sintomas são "principalmente, falta de ar, dor torácica e também queda de saturação". Segundo ele, "se cair essa saturação e tiver juntamente esses sintomas, acho que tem que se pensar em embolia".

Veja também:


Para o especialista, a vacina reduz a chance de embolia, porque protege contra o agravamento dos casos. O tratamento pode levar meses e exige avaliação periódica para acompanhar a evolução da embolia. Isso explica a explosão de mais de 500% nos pedidos de exame nos últimos dois anos.

E como o paciente com covid pode se prevenir contra a embolia? Segundo Faleiros, com "uma boa alimentação saudável, muita água". "Hidratar, hidratar bastante. e não ficar só parado. Muitas vezes, a pessoa acha que está com covid e tem que ficar na cama o tempo todo ", acrescenta. Isso, pontua, "vai fazer com que ela fique estática, vai deixar o sangue parado nas pernas, podendo levar à trombose nas pernas e logo embolia pulmonar".

Confira a entrevista na íntegra:

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS