Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
ALERTA!

Foguete sem controle pode cair no Brasil neste sábado (30)

A queda dos destroços está prevista para acontecer às 15h16 (horário de Brasília)

sábado, 30/07/2022, 12:29 - Atualizado em 30/07/2022, 12:29 - Autor: Com informações UOL

Google News

Lico espacial chinês poderá cair em território brasileiro
Lico espacial chinês poderá cair em território brasileiro | Reprodução

Destroços de um foguete chinês fora de controle devem cair na Terra neste sábado (30). É o que garante a ONG The Aerospace Corporation, que monitora o projetil no espaço em um post no Twitter.

Segundo a agência, o Brasil está entre as áreas onde a queda pode acontecer, assim como quase toda a América do Sul, América Central e parte da América do Norte.

A queda do lixo espacial está prevista para às 15h16 (horário de Brasília), com uma margem de erro de cinco horas para mais cedo ou mais tarde.

CONFIRA O POST:

De acordo com a ONG, trata-se dos restos de um foguete Longa Marcha 5B (CZ-5B), usado pela China para levar ao espaço o segundo módulo de sua estação espacial. O governo chinês informou que os destroços representam pouco risco para qualquer pessoa, porque "provavelmente" eles cairão no mar. Mas os especialistas dizem que existe a possibilidade de pedaços do foguete caírem sobre uma área povoada.

 

Foguete Longa Marcha 5B
Foguete Longa Marcha 5B | (Imagem: 篁竹水声 (CC BY 4.0))
  

No entanto, a queda dos destroços levantou questões sobre como diferentes países se responsabilizam por seu lixo espacial. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) já havia pedido para que a agência chinesa projetasse seus foguetes para se desintegrarem em pedaços menores após a reentrada. Mas os foguetes lançados recentemente não têm capacidade para uma reentrada controlada.

Em maio de 2021, algo parecido já havia acontecido. Foi quando restos de um foguete também caíram de forma descontrolada na Terra. Naquela ocasião, os destroços caíram nas Maldivas depois de terem sido avistados no Brasil.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS