plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

PoderData: Lula segue com 43% e Bolsonaro cai para 35%

Levantamento aponta quadro indefinido sobre possível segundo turno, quando considerada a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Imagem ilustrativa da notícia PoderData: Lula segue com 43% e Bolsonaro cai para 35% camera Ex e atual presidentes são os mais cotados nas pesquisas de opinião para o pleito de outubro | (Foto: Divulgação Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR)

A nova pesquisa do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo, realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2022, mostra estabilidade na disputa eleitoral para a Presidência da República. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira (4).

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com 43% de intenções de voto na pesquisa estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos em ordem alfabética), enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), caiu de 37% para 35%, ampliando a vantagem do petista. No entanto, a variação ocorreu dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

LEIA TAMBÉM:

Defesa da Amazônia deve influenciar votos dos paraenses

PSOL E Rede realizam convenção eleitoral nesta quinta (4)

A soma de todos os outros candidatos, à exceção de Lula, é 50%, o que indica chance de uma disputa no segundo entre o petista e Bolsonaro. Para vencer no primpeiro turno, um candidato precisa ter 50% mais 1 dos votos válidos.

Os números dessa nova rodada da pesquisa PoderData demonstra que pouca coisa mudou em relação ao último levantamento, realizado há 15 dias. Na terceira posição, Ciro Gomes (PDT) subiu de 6% para 7% em relação ao levantamento anterior, enquanto Sinome Tebet (MDB) oscilou de 3% para 4% (dentro da margem de erro).

André Janones (Avante) manteve os 2% que tinha cada na última pesquisa divulgada. Eymael e Felipe Data aparecem com 1% cada. Pessoas indecisas ou que declararam votos em branco ou nulo somaram 6%, percentual mais baixo registrado pelo PoderData desde meio deste ano. Os demais candidatos testados não conseguiram pontuar.

Confira os resultados da pesquisa PoderData:

Lula (PT):43%

Jair Bolsonaro (PL): 35%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Simone Tebet (MDB): 4%

André Janones (Avante): 2%

Felipe D’Ávila (Novo): 1%

Eymael (DC): 1%

Branco/nulo: 4%

Não sabem: 2%

Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCD), Pablo Marçal (Pros), Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram.

Com os números da pesquisa, o ex-presidente Lula não venceria logo no primeiro turno. Enquanto o petista teria 45% dos votos válidos (sem brancos e nulos), a soma dos outros candidatos chega a 53%. A pesquisa PoderData foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 29 de junho, com o código BR08398/2022. A lista de nomes testados reflete o cenário mais provável à época.

Segundo turno

A pesquisa PoderData também aponta vitória de Lula em um eventual segundo turno, uma vez que a diferença entre o petista e Bolsonaro seria de 10 pontos: o petista aparece com 50% e Bolsonaro com 40%. Outros 5% devem votar branco ou anular e 4% não sabem.

Caso o segundo turno tivesse Ciro e Bolsonaro, os dois estariam empatados, cada um com 40%. Entre Lula e Ciro, a vantagem do petista é de 21 pontos, com 47% contra 26%.

Estratificação

Segundo a estratificação feita pela pesquisa do PoderData, que tem a finalidade de verificar o desempenho de cada candidato em segmentos demográficos diferenetes, Lula tem se sai melhor entre jovens de 16 a 24 anos (50%), na região Nordeste (48%) e entre os que possuem renda familiar de até 2 salários (48%). Bolsonaro é mais citado por homens (40%), pessoas de 45 a 59 anos (39%), na região Centro-Oeste (46%) e entre os que têm renda superior a 5 salários (42%).

A pesquisa

A coleta de dados foi realizada de 31 de julho a 2 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos de 3.500 entrevistas, distribuídos por 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias