O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador formal, contratado no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Todo mês a empresa ou organização contratante deposita um valor que pode chegar a 8% do salário que recebe numa conta e esse saldo ficará disponível para quando o contrato for encerrado (demissão).
Novo valor do Auxílio Brasil não compra a cesta em Belém
Em março deste ano, a Medida Provisória nº 1.105 permitiu que os trabalhadores pudessem retirar - sacar, na verdade - até R$1 mil do saldo do FGTS. O chamado Saque Extraordinário, que foi creditado automaticamente pela Caixa Econômica Federal em contas digitais do aplicativo Caixa Tem.
Ocorre que R$ 9,2 bilhões dos valores não foram movimentados e a Caixa Econômica começa, neste sábado (6), a devolver o dinheiro para as contas do FGTS dos trabalhadores. A devolução será automática e os trabalhadores poderão solicitar o crédito pelo aplicativo do FGTS até 15 de dezembro de 2022.
Como solicitar
Para solicitar o crédito disponível é necessário acessar o app FGTS, clicar no menu "Saque Extraordinário", confirmar ou complementar os dados cadastrais e clicar em "Solicitar Saque". Após a solicitação, o crédito estará disponível na conta digital do Caixa Tem em até 15 dias.
O valor irá ser transferido para a conta do Caixa Tem e poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saque em espécie ou transferência, sem custo, para outras contas.
Jô Soares ensinou a Bolsonaro o que era nazismo em cartas
Para quem tiver dúvidas, a Caixa disponibiliza os números 4004.0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões) para prestar esclarecimentos. Também é possível tirar duvidas por meio do aplicativo Caixa Tem, na sessão Saque Extraordinário.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar