plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DIA DOS PAIS

4 dicas para economizar na hora de comprar o presente

Especialista em finanças orienta cuidados para agradar quem se ama sem contrair dívidas

Imagem ilustrativa da notícia 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente camera È possível economizar na hora de comprar o presente dos pais | Wagner Almeida / Diário do Pará

No próximo domingo, 14 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais. Segundo uma pesquisa recente da Shopee, os brasileiros pretendem gastar, em média, R$262,00 no presente, 20% a mais do que no ano passado. Entre tantas opções, como roupas, sapatos, relógios e acessórios, é preciso ficar atento para não fugir do orçamento, correndo ainda o risco de comprar algo que a pessoa não goste ou não precise e assim acabar contraindo uma dívida desnecessária.

“Essa é uma data em que o mais importante é a relação e a demonstração de amor e de carinho. Não vale a pena se endividar para comprar algo caro, nem mesmo assumir um parcelamento, pois isso afeta as despesas futuras. É importante planejar e pesquisar bem antes de comprar qualquer coisa por impulso”, recomenda Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online.

Pensando nisso, Thaíne separou quatro dicas para economizar na hora de comprar o presente, sem deixar de fazer dessa data um momento especial:

1 -Estabeleça um valor limite

Antes de ir às compras, faça as contas e verifique seu orçamento. Coloque no papel o valor real que você pretende e pode gastar no presente, sem comprometer outros gastos. Com o valor exato de quanto pode usar, você encontrará o presente ideal dentro das suas condições.

“Em datas especiais, muitas vezes queremos agradar a pessoa amada sem pensar nas finanças. Isso é um erro. Quando o dinheiro é curto, fazer cálculos nunca é demais. Tenha em mente que o mais importante é o momento a dois e não o valor gasto no presente”, destaca Thaíne.

2-Pesquise antes de comprar

Não compre na primeira loja que encontrar. Pense em alguns possíveis presentes e pesquise os preços e as condições de compra em pelo menos três lojas e na internet.

“Não deixe para comprar na véspera ou no dia, pois isso não lhe dará margem para uma pesquisa de preços. É importante verificar também as avaliações das lojas e dos produtos feitos por outros compradores e a reputação da empresa. Essas informações ajudam a evitar uma compra por impulso”, explica a especialista.

3-Prefira pagar à vista

Antes de optar pelo parcelamento, verifique quais serão suas obrigações futuras. Se o presente for caro e as parcelas couberem no orçamento dos próximos meses, parcele, mas dê preferência para o pagamento à vista. Possíveis atrasos podem acarretar em juros, negativação e descontrole financeiro.

“Há diversas vantagens no pagamento à vista e a maior delas vem na hora de pedir desconto. Muitos estabelecimentos diminuem o valor cobrado se você pagar o produto em dinheiro ou no débito. Assim você economiza mais do que o planejado”, sugere Thaíne.

4-Divida a conta

O Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para presentear uma pessoa amada com algo interessante, porém os valores desses presentes são superiores, portanto converse com seus irmãos para que vocês dividam a conta do presente, assim não pesa para ninguém na hora de comprar algo especial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias