plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
LEVANTAMENTO

Pesquisa faz uma radiografia do estágio em todo o país

Um total de 6.634 estagiários participaram. No Norte, 74% dos que recebem bolsa auxílio ajudam de alguma forma com as despesas de casa

Imagem ilustrativa da notícia Pesquisa faz uma radiografia do estágio em todo o país camera (Divulgação)

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) realizou uma pesquisa online com estagiários de empresas e organizações parceiras com o objetivo de avaliar os diversos aspectos relacionados aos programas de estágio oferecidos em todo o Brasil. Após a avaliação encomendada ao Ibope Inteligência, o 12º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio resultou em um ranking dos melhores locais para se estagiar no país.

A supervisora de planejamento e controle de atendimento do CIEE, Maria Auxiliadora, conta que este ano a pesquisa também buscou avaliar a atuação dos jovens no cenário de pandemia. Este ano, cerca de 30 perguntas foram respondidas por 6.634 estagiários. “Essa pesquisa nesse momento foi muito importante porque mostrou a preocupação das empresas com esses jovens e também com seus outros colaboradores”, disse.

Nesse aspecto, os jovens responderam o questionário afirmando que “as empresas fizeram valer as medidas de segurança contra a Covi-19 como o distanciamento entre pessoas, disponibilidade de álcool em gel e também a redução de circulação de colaboradores nos vários setores internos de cada organização”, destacou a supervisora do CIEE. A pesquisa revelou ainda que 54% dos estagiários continuaram exercendo suas atividades presencialmente.

PERFIL

Os questionários respondidos também buscaram conhecer um pouco mais do perfil de cada um dos jovens, levando em consideração o grau de responsabilidade perante a renda familiar. Em todo o país, 50% dos estagiários recebem de 1 a 3 salários mínimos como bolsa auxílio. Desses, 79% ajudam diretamente com as despesas do lar, e 9% deles são os únicos responsáveis pelo rendimento da família.

Na Região Norte, a pesquisa destacou que 74% dos estagiários que recebem a bolsa auxílio ajudam de alguma forma com as despesas de casa. Desse total, 9% dos participantes dos programas de estágio das organizações parceiras são os únicos responsáveis financeiramente pelos gastos domésticos nessa região do país.

Outro dado interessante revelado foi que 16% dos estagiários no norte do país são pessoas com mais de 30 anos. “Esse dado ao longo dos anos vem mostrando uma quebra da ideia de que só jovens podem ser estagiários. É bastante interessante ver também esse perfil participando da pesquisa e atuando nas empresas”, diz Maria Auxiliadora.

PREMIAÇÃO

Nesta edição serão premiadas organizações privadas, públicas, de economia mista e entidades do terceiro setor, que mantenham Programas de Estágio com 10 (dez) ou mais estagiários administrados em parceria com o CIEE.

As vencedoras vão receber troféus, certificados e um selo de reconhecimento que poderá ser utilizado em suas diversas mídias. “Além de tudo isso nós encaminhamos para as organizações o resultado da avaliação de cada uma, para que elas possam fazer um comparativo e verificar onde podem melhorar, o que os jovens que estão nessas organizações responderam sobre ela e etc”, explica a porta-voz.

A PESQUISA

O questionário referente a pesquisa foi respondido de forma voluntária e sigilosa pelos estagiários, deixando assim os jovens mais à vontade para participar do estudo. A pesquisa ocorreu entre dezembro de 2020 e início de abril de 2021.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias