
Durante uma expedição subaquática para explorar o interior do porta-aviões USS Yorktown, naufragado durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) fizeram uma descoberta surpreendente: um automóvel aparentemente intacto, submerso a 5 mil metros de profundidade no Oceano Pacífico.
O achado aconteceu no último sábado (19), enquanto robôs submarinos controlados remotamente examinavam o interior do lendário navio de guerra, que repousa a cerca de 1.600 km de Honolulu, no Havaí.
O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a presença de um veículo que parece ser um Ford Super Deluxe ‘Woody’, modelo entre 1940 e 1941, ainda de pé e com estrutura visivelmente preservada.
Conteúdo Relacionado
- Gafe: Guedes diz que Brasil está pronto para 2ª Guerra
- Placas tectônicas do Pacífico vão abrir a Terra, diz estudo
- Destroços de nave alienígena são achados no Oceano Pacífico
A surpresa foi registrada durante a transmissão ao vivo da missão. “É um carro completo, com carcaça, pneus e calotas!”, exclamou um dos operadores, surpreso com o bom estado de conservação mesmo após mais de 80 anos no fundo do mar.
Imagens detalhadas captadas pelas câmeras revelam elementos como para-lamas salientes, detalhes cromados e até um pneu sobressalente. Uma placa frontal apresenta inscrições que sugerem o uso pelo “serviço de navio”, embora o restante das informações esteja corroído pelo tempo.

Mistério a bordo
A origem do carro ainda é desconhecida, mas especialistas já trabalham com duas hipóteses. Uma delas sugere que o automóvel poderia pertencer ao contra-almirante Frank Fletcher, comandante do Yorktown. A outra teoria é que o veículo estava a bordo para ser consertado, possivelmente após danos sofridos em combate.

Para ajudar a esclarecer o enigma, a NOAA está incentivando especialistas em restauração automotiva e entusiastas a analisarem as imagens e contribuírem com informações que possam identificar o modelo com precisão ou revelar a história de seu proprietário.
Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Um navio histórico
Conhecido como “Fighting Lady” (Dama Lutadora), o USS Yorktown foi comissionado em 1937 e teve papel crucial nas batalhas do Mar de Coral e de Midway. Após ser atingido por torpedos japoneses em junho de 1942, tentou retornar para reparos em Pearl Harbor, mas acabou afundando no dia 7 daquele mês. Seus destroços só foram encontrados em 1998.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar