Há várias disputas folclóricas na Amazônia. A mais tradicional é a de Parintins, no interior do Amazonas. No Pará, há as disputas de tribos em Juruti e dos botos em Alter do Chão. No Estado vizinho, vários outros festivais fazem sucesso, como o Festival de Cirandas de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, realizado na noite do último domingo (28).
Dentre as cirandas, uma das principais é a Flor Matizada, que ficou marcada por uma tragédia. Durante a apresentação, suspenso por um guindaste, um módulo alegórico caiu com mais de 20 cirandeiros. Os brincantes foram hospitalizados após uma alegoria despencar de uma altura de 10 metros durante apresentação da agremiação.
Segundo o Governo do Amazonas, até o momento, 23 pessoas precisaram de atendimento e foram encaminhadas para o Hospital de Manacapuru. Três vítimas, em situação mais grave, foram transferidas para Manaus e estão em deslocamento. Não há informações de óbitos. A maioria teve fraturas e escoriações.
ATENDIMENTO
Em Manaus, os hospitais e pronto-socorros 28 de Agosto, Dr. Platão Araújo e João Lúcio estão em alerta para receber vítimas que forem transferidas para Manaus.
De acordo com o secretário executivo de Cultura, Cândido Jeremias, as apresentações foram suspensas. "É uma infelicidade acontecer esses acidente. Estamos com amparo do Governo do Estado e do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar. Foi tomada a decisão agora com a comissão organizadora, representantes das cirandas, poder público, que não tem mais apresentação hoje da Ciranda Flor Matizada", declarou.
A competição do festival já havia sido interrompida no sábado (27), quando uma forte chuva atingiu o município. Ficou definido que esse ano será definido por um "Título de Honra".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar