A nova rodada da pesquisa do Instituto Acertar, encomendada ao DIÁRIO e divulgada nesta segunda-feira, 26, também analisou a intenção de voto dos paraenses para a única vaga para o Senado Federal. Mais uma vez, chama a atenção o número de indecisos que atingiu 32,3% do eleitorado paraense. Aqueles que declararam que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 10 pontos percentuais, o que contribui para a indefinição eleitoral para o cargo de senador pelo Pará.
Helder deve vencer no 1º turno com 83,6% dos votos válidos
Nesta rodada da pesquisa o candidato Beto Faro (PT) aparece em primeiro lugar na preferência dos eleitores que já definiram seu voto para a vaga do Senado, com 17,4% das menções. Mario Couto (PL) tem 14,0%. Este quadro eleitoral aponta empate técnico entre os dois primeiros colocados, mas representa uma virada do petista, que estava atrás de Mário Couto no levantamento anterior (Beto tinha 12% e Couto 13% na última pesquisa do Acertar).
Na sequência são mencionados os candidatos: Pioneiro com 9,0%; Flexa Ribeiro (6,8%); Delegado Jardel (4,8%); Renata Fonseca (2,6%); e Professor João Santiago com 1,1% das citações. Os demais candidatos não atingiram 1,0%.
Considerando apenas os votos válidos, se as eleições fossem hoje, o candidato Beto Faro (PT) obteria 30,2% seguido de perto por Mario Couto (PL) com 24,3%. Com a margem de erro, os dados indicam empate técnico entre os dois primeiros colocados. A comparação dos números da pesquisa atual com a realizada entre os dias 26 e 29 de agosto/2022 mostra que Beto Faro subiu 5,4% pontos percentuais (antes tinha 12,0%). Os demais candidatos permaneceram no mesmo patamar, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa: Mario Couto avançou 1,0% ponto (tinha 13,0%); Pioneiro avançou 0,9% (antes tinha 8,1%); e Flexa Ribeiro recuou 0,3% (tinha 7,1%).
1 em 5 eleitores de Ciro e Tebet admite voto útil em Lula
A pesquisa é do tipo quantitativa, realizada através de entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionário estruturado e padronizado, junto a uma amostra representativa do conjunto do eleitorado do Estado do Pará.
O Instituto Acertar realizou 1.200 entrevistas em 40 municípios entre os dias 20 e 23 de setembro e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA-08118/2022. A margem de erro é de 3% sobre os resultados gerais com intervalo de confiança de 95%.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar