Os dois candidatos à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), enfrentam-se pela primeira vez neste segundo turno, na noite deste domingo (16). O debate é promovido pelo grupo Bandeirantes, em parceria com TV Cultura, UOL e Jornal Folha de S. Paulo. No Pará, o encontro terá transmissão ao vivo pela RBATV, canal 13, a partir das 20 horas.
O debate, que será realizado nos estúdios da TV Bandeirantes, em São Paulo, ocorrerá a exatos 14 dias da votação do segundo turno, marcada para o próximo dia 30. Por isso, a expectativa é de que o embate entre os dois adversários seja decisivo para muitos eleitores ainda indecisos.
LEIA TAMBÉM:
Boné CPX usado por Lula recebe 300 encomendas em 48h
Datafolha: Lula tem 53% e Bolsonaro 47% nos votos válidos
As regras do debate foram definidas na última quarta-feira (12), após reuniões entre o pool formado pelas empresas de comunicação paulistas, TV Bandeirantes, Folha de S. Paulo, o UOL e a TV Cultura, que também farão transmissão do confronto em seus canais do Youtube e perfis nas redes sociais.
Segundo Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band, a forma como o debate foi estruturado tem como principal objetivo garantir que ocorram vários confrontos diretos entre Lula e Bolsonaro. "Cerca de 80% desse debate será perguntando, respondendo, replicando ou treplicando", afirmou.
CONHEÇA AS REGRAS DO DEBATE NA BAND:
1º bloco: Lula e Bolsonaro começam fazendo perguntas entre si, com direito a respostas, réplicas e tréplicas. No sorteio realizado previamente ficou definido que o ex-presidente fará a primeira pergunta. No total serão 15 minutos de perguntas e respostas para cada um;
2º bloco: Na segunda etapa do encontro, Lula e Bolsonaro terão que responder os questionamentos dos jornalistas que compõem o pool de imprensa. Os candidatos deverão responder às mesmas perguntas, com limite de 1min30seg para elaborarem seus argumentos;
3º bloco: Na última sequência do debate, os candidatos novamente farão perguntas um para o outro, com direito a respostas, réplicas e tréplica. A diferença é que, nesse bloco, os jornalistas também participarão fazendo perguntas. Como de praxe, as considerações finais de Bolsonaro e Lula, respectivamente, encerrarão o debate.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar