plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
"DECISÃO DELA FOI MANTER"

Bolsonaro já defendeu aborto e citou situação com Jair Renan

Ele afirmou que decisão de seguir adiante com gravidez foi da mãe de Jair Renan

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro já defendeu aborto e citou situação com Jair Renan camera Bolsonaro tinha 44 anos e exercia o terceiro mandato como deputado federal quando concedeu a entrevista à IstoÉ Gente. | Reprodução/IstoÉ

Quem vê hoje o presidente Jair Bolsonaro (PL) com um discurso conservador, que afirma ser radicalmente contra o aborto e tenta usar o tema para atacar Lula (PT), não imagina que ele já defendeu o direito ao aborto em uma entrevista concedida à revista IstoÉ Gente em fevereiro de 2000.

Na entrevista, Bolsonaro afirmou que a primeira experiência sexual foi com uma garota de programa e disse que, embora católico, raramente ia à Igreja.

Quem conduziu a entrevista foi a repórter Cláudia Carneiro, que perguntou a Bolsonaro o que ele pensava sobre a legalização do aborto.

"Tem que ser uma decisão do casal", afirmou ele. A jornalista então perguntou se o político já tinha passado por alguma situação que exigisse essa definição.

"Já. Passei para a companheira. E a decisão dela foi de manter. Está ali, ó", respondeu o presidente, apontando para uma foto de Jair Renan, filho que ele teve com Ana Cristina Valle. Na época, o filho 04 do presidente era um bebê.

Entrevista em que Jair Bolsonaro defende o direito ao aborto.
📷 Entrevista em que Jair Bolsonaro defende o direito ao aborto. |Reprodução

Bolsonaro chora e acusa, sem provas, Lula sobre aborto

Em setembro, na capital paraense, Bolsonaro declarou que "o Estado pode ser laico, mas o presidente é cristão. E nós, diferentemente do outro candidato, nós defendemos a vida desde a sua concepção. Nós dizemos 'não' ao aborto. Nós dizemos 'não' à ideologia de gênero. Nós dizemos 'não' à legalização das drogas".

Em outro trecho, Bolsonaro afirma que é católico e já leu a Bíblia, mas que raramente ia à Igreja.

"Eu acredito em Deus. Sou católico. Mas é coisa rara ir à Igreja. Eu já li a Bíblia inteirinha, com atenção. Levei uns sete anos para ler. Você tem bons exemplos ali. Está escrito: "A árvore que não der frutos, deve ser cortada e lançada ao fogo". Eu sou favorável à pena de morte", declarou.

As falas do presidente começaram a ser recuperadas nas redes sociais depois que ele passou para o segundo turno no dia 2 de outubro.

Quando concedeu a entrevista à IstoÉ Gente, Bolsonaro tinha 44 anos e exercia o terceiro mandato como deputado federal.

Bolsonaro promete ministros contra o aborto no STF

Na época, Bolsonaro causava sensação justamente pelas declarações polêmicas. Além de defender a tortura, a censura e a pena de morte, ele propunha o fuzilamento do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Eu não xinguei o presidente, nem disse que ele não conhece o pai dele. Acho que o fuzilamento é uma coisa até honrosa para certas pessoas", afirmou ele na entrevista.

Questionado se não era uma incitação ao crime, respondeu: "Se eu estivesse conspirando, não falaria isso. Não é difícil matar o presidente. Só tem que ter coragem. O esquema de segurança dele é falho. Por exemplo, tenho uma casa no litoral em Mambucabinha, próxima do local onde ele passeia quando vai a Angra dos Reis. Sou primeiro lugar no curso de mergulho do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Bastava planejar. E as chances de sucesso de se cumprir a missão são grandes. Não é difícil eliminar uma autoridade no País. Isso até serve para alertar o presidente".

Em 1992, Bolsonaro falou sobre a pílula do aborto, na época ele citou o medicamento como solução para o controle de natalidade, confira abaixo.

Diário oficial do Congresso Nacional do dia 4 de abril de 1992
📷 Diário oficial do Congresso Nacional do dia 4 de abril de 1992 |Reprodução
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias