plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TRÊS MIL ELEITORES

Indígenas do Xingu denunciam falta de transporte para votar

Segundo as denúncias, mais de 3 mil indígenas não conseguiram votar por conta da redução no número de ônibus para levá-los até as zonas eleitorais, em Querência (MT). O responsável seria o prefeito Fernando Gorgen (DEM), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Indígenas do Xingu denunciam falta de transporte para votar camera Indígenas do Xingu denunciam que foram impedidos de votar por falta de transporte. | (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Indígenas do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, afirmam ter havido menor disponibilidade de ônibus para que pudessem votar em zonas eleitorais em Querência (MT), cidade a 717 km de Cuiabá, neste domingo (30).

Eles culpam o prefeito da cidade, Fernando Gorgen (DEM), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL).

LEIA TAMBÉM:

PRF para ônibus no PA e eleitores dizem não conseguir votar

Operações da PRF em coletivos foram planejadas no Alvorada

A redução do número de ônibus do primeiro para o segundo turno, segundo os indígenas, ocorreu após a percepção de que os moradores das aldeias dão maior apoio ao ex-presidente Lula (PT), que disputa a Presidência com Bolsonaro.

Segundo integrantes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Querência, uma parte dos ônibus com indígenas do Xingu chegou às seções de votação. O atraso teria ocorrido por más condições das estradas, em comparação com o primeiro turno, segundo esses integrantes do tribunal.

O cacique Siranho Kaiabi, da aldeia Ilha Grande, afirma que apenas os moradores das aldeias mais próximas à cidade conseguiram votar. Os demais já desistiram de chegar a Querência para a votação.

Ao todo, são 3 mil indígenas de seis etnias na área de influência da cidade. As distâncias do município às aldeias variam de 80 a 210 km.

"Somos cidadãos também, e temos todo o direito de votar para escolher nossos representantes", disse o cacique. "No primeiro turno, houve o suporte. Agora não estão mandando os ônibus nessas aldeias."

O prefeito não respondeu aos questionamentos da reportagem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias