Diferente do primeiro turno, o Pará já tinha mais de 50% de urnas apuradas pouco depois das 18h neste domingo, 30 de outubro, dia da realização do segundo turno das eleições presidenciais. Desta vez, com os paraenses indo votar em apenas uma candidatura, quase não houve filas e as seções eleitorais permaneceram sem grandes esperas quase durante todo o período de votação. O Tribunal Regional Eleitoral classificou esta segunda rodada como “tranquila”. A apuração chegou a 100% das urnas por volta das 22h50.
A presidente da corte eleitoral estadual, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, em coletiva à imprensa ontem à noite, informou que houve substituição de 76 urnas eletrônicas em 25 municípios paraenses, e ainda 57 prisões em 21 cidades. “Neste segundo turno tivemos mais eleitores querendo usar o telefone celular para fotografar o voto na urna”, detalhou.
Receita paga hoje restituições de lote do Imposto de Renda
15 pessoas são presas no segundo turno no Pará, diz TRE
A abstenção neste segundo turno, na análise do TRE, foi maior que do primeiro turno, mas não foram divulgados números oficiais. A presidente da corte informou ainda que recebeu relatos de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) junto ao transporte público que poderiam ter causado atraso na chegada de eleitores aos colégios eleitorais no interior, mas também não repassou números - adiantou que o órgão deve divulgar um balanço sobre o tema nesta segunda, 31.
ABSTENÇÕES
Entre os 6 milhões de eleitores aptos a votar no estado, o número de abstenções foi de 21,26%. O atual governador, Helder Barbalho (MDB), foi reeleito com 70,15% dos votos. O candidato Beto Faro (PT) foi eleito senador com 42,2% dos votos. Os paraenses escolheram ainda 17 deputados federais e 41 deputados estaduais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro disputaram o segundo turno das eleições.
A presidente ressaltou que houve apenas uma ocorrência em que se precisou acionar as forças de segurança pública, por uma questão envolvendo um mesário.
BALANÇO
PARÁ
- O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com folga no Pará e teve uma votação mais expressiva em relação ao embate com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Lula teve 52,22% (2.443.730 votos) contra 40,27% de Bolsonaro no dia 2 de outubro (1.884.673 votos).
Agora, com 100% dos votos apurados no Estado até às 22h deste domingo, Lula acumulou 2.509.084 votos, o que representa 54,75%, ante 2.073.895 de Bolsonaro, o que equivale a 45,25%.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar