plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VOTAÇÃO

Moraes vota contra prisão especial para quem tem diploma

Ministro diz ver privilégio no instituto, que é previsto em lei. Procuradoria-Geral da República (PGR) questionou medida por identificar violação da dignidade humana e isonomia; caso é julgado em plenário virtual no Supremo Tribunal Federal (STF).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Moraes vota contra prisão especial para quem tem diploma camera Ministro do STF, Alexandre de Moraes | Crédito: TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (18) contra o direito de prisão especial para quem tiver diploma de curso superior. A prisão especial prevista em lei, consiste apenas em ficar em local distinto dos presos comuns.

Moraes que é relator da ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2015 que questiona o benefício previsto no Código de Processo Penal brasileiro.

Os ministros julgam a ação no plenário virtual do STF, quando os votos são inseridos no sistema eletrônico da Corte e não há chances de debates sobre a proposta.

Durante o voto, Moraes disse que não há justificativa para manter um benefício que, segundo ele, transmite a ideia de que presos comuns não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado.

“A norma impugnada não protege uma categoria de pessoas fragilizadas e merecedoras de tutela, pelo contrário, ela favorece aqueles que já são favorecidos por sua posição socioeconômica. Embora a atual realidade brasileira já desautorize a associação entre bacharelado e prestígio político, fato é que a obtenção de título acadêmico ainda é algo inacessível para a maioria da população brasileira", diz Moraes.

"A extensão da prisão especial a essas pessoas caracteriza verdadeiro privilégio que, em última análise, materializa a desigualdade social e o viés seletivo do direito penal, e malfere preceito fundamental da Constituição que assegura a igualdade entre todos na lei e perante a lei”, escreveu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias