plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Cuidado! Lavar peru de Natal pode causar infecção alimentar

Aves devem ser temperadas e colocadas no forno, pois existe risco de espalharem a bactéria para outros alimentos. Saiba quais cuidados tomar

Imagem ilustrativa da notícia Cuidado! Lavar peru de Natal pode causar infecção alimentar camera Preparar o peru perto de outros alimentos pode causar contaminação cruzada de salmonela | Reprodução/ Redes Sociais

As festas de Natal e fim de ano são momentos em que família e os amigos se reúnem em celebração ao nascimento de Jesus, e uma coisa não pode faltar na mesa: um bom e suculento assado. Frango e peru são as opções mais populares, e ambas necessitam de cuidados especiais para prevenir o contágio de algumas bactérias, como a salmonela.

A salmonela é uma bactéria que se aloja no intestino de diversos animais, principalmente aves, como o frango. Há duas espécies mais comuns, a Salmonella enterica e a Salmonella typhi. A infecção causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar até mesmo a morte.

As aves compõem o principal grupo de contágio, muito porque elas acabam tendo contato com as próprias fezes e facilitam a contaminação da carne. Nos humanos, a infecção acontece após a ingestão desses alimentos contaminados.

Veja também:

A principal forma de prevenir a doença envolve o processo de cozimento do frango, já que o calor elimina a bactéria. É preciso estar atento para que as partes internas também estejam bem assadas.

Mas não basta colocar a ave no forno, é preciso manuseá-la com os cuidados devidos antes disso. A lavagem dessas carnes é desnecessária, já que o calor é suficiente para matar agentes nocivos.

Esse contato pode causar a denominada contaminação cruzada, que é a transferência de patógenos de um alimento para outro.

A forma correta é higienizar a ave de maneira separada, em uma tábua exclusiva e com um recipiente na pia para colocá-la. A lavagem das mãos também deve ser constante durante o processo. Após a limpeza e preparo do assado, todo o espaço da cozinha deve ser higienizado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias