As festas de Natal e fim de ano são momentos em que família e os amigos se reúnem em celebração ao nascimento de Jesus, e uma coisa não pode faltar na mesa: um bom e suculento assado. Frango e peru são as opções mais populares, e ambas necessitam de cuidados especiais para prevenir o contágio de algumas bactérias, como a salmonela.
A salmonela é uma bactéria que se aloja no intestino de diversos animais, principalmente aves, como o frango. Há duas espécies mais comuns, a Salmonella enterica e a Salmonella typhi. A infecção causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar até mesmo a morte.
As aves compõem o principal grupo de contágio, muito porque elas acabam tendo contato com as próprias fezes e facilitam a contaminação da carne. Nos humanos, a infecção acontece após a ingestão desses alimentos contaminados.
Veja também:
- Saiba como lidar com a ansiedade no fim de ano. Veja dicas!
- Véspera de Natal movimenta supermercados na Grande Belém
- Confira algumas dicas para economizar na ceia de Natal
A principal forma de prevenir a doença envolve o processo de cozimento do frango, já que o calor elimina a bactéria. É preciso estar atento para que as partes internas também estejam bem assadas.
Mas não basta colocar a ave no forno, é preciso manuseá-la com os cuidados devidos antes disso. A lavagem dessas carnes é desnecessária, já que o calor é suficiente para matar agentes nocivos.
Esse contato pode causar a denominada contaminação cruzada, que é a transferência de patógenos de um alimento para outro.
A forma correta é higienizar a ave de maneira separada, em uma tábua exclusiva e com um recipiente na pia para colocá-la. A lavagem das mãos também deve ser constante durante o processo. Após a limpeza e preparo do assado, todo o espaço da cozinha deve ser higienizado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar