plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEU BOLSO

Autônomos também podem se aposentar? Saiba aqui no DOL!

Há muitas dúvidas sobre como funciona o processo de aposentadoria para quem não tem carteira assinada. Tire algumas delas!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Autônomos também podem se aposentar? Saiba aqui no DOL! camera Trabalhadores autônomos são aqueles que trabalham por conta própria, sem carteira assinada | Mauro Ângelo / Diário do Pará

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o trabalho por conta própria tem aumentado cada vez mais no Brasil: em dezembro de 2021, esses trabalhadores chegavam a 24,8 milhões em todo o país. Dentro desse contexto a aposentadoria para o trabalhador autônomo pode causar muitas dúvidas nos segurados que contribuem para essa categoria.

Priscila Souza, advogada especialista em Direito Previdenciário, explica que quem exerce qualquer atividade remunerada é obrigado a contribuir para a Previdência, sejam trabalhadores CLT, MEIs ou autônomos. Para os trabalhadores que atuam de forma autônoma, o recolhimento da contribuição é feito por meio da guia da Previdência Social (GPS), também conhecida como “carnê do INSS”. “Com a contribuição, estes profissionais, tornam-se segurados e garantem o acesso à direitos previdenciários, o que inclui a aposentadoria”.

No grupo dos contribuintes individuais, estão os que trabalham por conta própria ou que prestam serviço de natureza eventual a empresas, sem vínculo empregatício, sem habitualidade e permanência. “Nessa categoria entram também os microempreendedores individuais (MEIs), que tem regras e maneiras de contribuição próprias”, diz a advogada.

Mega sorteia meio bilhão de reais; saiba tudo do sorteio!

Existem duas categorias de aposentadoria para autônomos: a primeira é a do contribuinte obrigatório, trabalhador que presta serviço e recebe dinheiro. “Esse contribuinte tem atividade remunerada, mas não é um funcionário, prestando serviço de forma autônoma, sendo obrigado a fazer o recolhimento”, explica.

Já o contribuinte facultativo é aquela pessoa que não recebe renda, como por exemplo, a pessoa que está por um período desempregada ou a dona de casa. Para essas pessoas, o recolhimento não é obrigatório. Nesses dois cenários, o contribuinte pode fazer o recolhimento. “Quem quiser ter uma aposentadoria o recolhimento é obrigatório. O facultativo é feito se a pessoa tiver condições”.

Como contribuinte individual, o profissional autônomo é um segurado obrigatório do INSS como os empregados com carteira assinada. Portanto, o autônomo tem direito às mesmas aposentadorias que os demais segurados, com as mesmas regras: aposentadoria por idade e por tempo de contribuição.

Os critérios para aposentadoria do autônomo são: para homens é preciso ter 65 anos ou mais e, para a mulher, é necessário ter 62 anos ou mais. Nos dois casos é preciso ter pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS.

Lula provoca Bolsonaro e publica 'Tá na Hora do Jair Embora'

O percentual de contribuição do INSS para o autônomo que presta serviço para pessoa jurídica é de 20% sobre a remuneração. Quando o autônomo presta serviço para pessoa física, ele também recolhe 20%. O contribuinte também tem a possibilidade de optar por uma alíquota mais baixa, podendo pagar 11% sobre o valor do salário-mínimo. “Fazendo essa opção, obrigatoriamente o autônomo só vai ter direito à aposentadoria por idade”

Priscila explica que a aposentadoria dos autônomos possui uma série de regras bem específicas e é responsabilidade do próprio autônomo observá-las corretamente para garantir o recebimento de sua aposentadoria no futuro. “É muito importante que os autônomos que pretendem garantir uma aposentadoria no futuro procurem um planejamento previdenciário”, aconselha.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias