plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TERRORISMO EM BRASÍLIA

Governador do DF, Ibaneis é alvo de pedido de impeachment

O pedido foi enviado na noite deste domingo (8), após os atos golpistas em Brasília, ao deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governador do DF, Ibaneis é alvo de pedido de impeachment camera Ibaneis se desculpou no Twitter, mas não convenceu. | Reprodução/Twiiter

O Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) ingressou com um pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Eles querem ainda que seja instaurado processo para apurar possíveis crimes de responsabilidade do governador.

O documento foi enviado na noite deste domingo (8), após os atos golpistas em Brasília, ao deputado Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O texto do coletivo cita reportagem da coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, que revelou que a Secretaria de Polícia do Senado Federal entrou em contato no sábado (7) com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para pedir um reforço policial em torno do Parlamento.

O pedido, porém, foi solenemente ignorado, e nada foi feito pelo Governo do Distrito Federal.

"O governador denunciado é a autoridade que, por lei, deveria ter agido para impedir os propósitos violentos e reprimi-los, uma vez deflagrados. E, obviamente, não o fez", diz o texto enviado pelo CADHu.

E segue: "Os fatos todos indicam que o governador denunciado não adotou as providências de sua competência para impedir ou frustrar a execução de crimes contra a segurança interna do país e a estabilidade das instituições democráticas. Tais condutas podem representar a prática de crime de responsabilidade"

Ibaneis gravou um vídeo para pedir desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos atos de terrorismo deste domingo.

A leniência das forças de segurança do DF permitiram que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) praticassem ações de vandalismo nas sedes dos Três Poderes.

O chefe do Executivo da capital federal admitiu que estava monitorando a situação e que nunca esperou que ela chegasse a esse ponto. Ele disse que os manifestantes são "verdadeiros vândalos, verdadeiros terroristas".

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que cerca de 200 pessoas foram presas e 40 ônibus apreendidos. A informação foi passada em entrevista coletiva, na noite deste domingo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias