Muitos brasileiros tem o costume de usar medicamentos constantemente, outros até diariamente sem consultar um médico para saber se de fato, o remédio será útil e vai tratar os sintomas de forma adequada.
Você sabia que alguns medicamentos podem causar sérias complicações, principalmente com uso prolongado e sem prescrição? A perda de memória é um destes riscos.
Saúde mental: veja como usar a web de maneira saudável
Os analgésicos são bastante usados pela população, pois tratam de combater as dores crônicas e severas. Mas se usado constantemente poderá afetar a memória.
Outro que sempre é buscado nas farmácias após dias tensos e estressantes são os relaxantes musculares. Eles aliviam a dor, mas futuramente podem trazer problemas à saúde mental.
Antialérgicos usados para qualquer alergia e sem prescrição podem ser muito maléficos, pois a longo prazo podem acarretar em perda de memória.
Atualmente, com rotinas exaustivas, a população busca muitos remédios que ajudam a controlar a insônia e ansiedade, sem saber que eles atuam em áreas do cérebro que estão envolvidas em transmitir as memórias recentes para de longa duração, o que pode causar lapsos de memória.
Tontura: confira quando as causas devem ser investigadas
Por último, os antidepressivos tricíclicos também podem prejudicar a memória, mesmo com orientação médica. Em casos de sintomas negativos, é necessário que ele seja informado sobre os efeitos colaterais.
Por isso, antes de se automedicar, é importante buscar atendimento em um hospital para tomar a medicação de forma correta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar