Pouco depois de um mês e meio desde o início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da Presidência da República, o novo Governo Federal começa os trabalhos com base nas metas desenhadas desde a campanha eleitoral.
Uma delas é a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. Em entrevista ao canal Globo News na manhã desta quinta-feira (16), o ministro das Cidades, Jader Filho, deu detalhes sobre planos e as metas do governo na área de habitação.
Veja também:
Jader Filho afirma que 144 mil casas serão entregues em 2023
Jader Filho garante Minha Casa, Minha Vida de volta em Belém
Uma das pautas da entrevista foram as faixas de acesso ao programa. No estudo técnico que vem sendo feito pelo Ministério das Cidades, existe a possibilidade de isentar totalmente determinados públicos.
Vale lembrar que o governo atual aumentou a renda máxima para que a pessoa solicite adesão na primeira faixa do programa social.
Antes, a família que recebesse no máximo R$ 1.800, não se enquadrava nos requisitos. Agora, interessados que recebam até R$ 2.640 podem entrar com o pedido para a faixa 1.
Nesta faixa, o Governo Federal oferece subsídios de até 95% no pagamento das parcelas do imóvel, ou seja, o morador contemplado paga, no mínimo, 5% do valor da residência em que vive.
Na proposta anunciada pelo ministro das Cidades, beneficiários do Bolsa Família e pessoas em situação de rua seriam totalmente isentas do pagamento do imóvel, o qual seria completamente custeado pelo Governo Federal.
"Estamos discutindo com os outros ministérios [...] para que possamos facilitar para esses dois públicos o acesso ao Minha Casa, Minha Vida, com a possibilidades das pessoas dessas faixas não precisarem entrar com nenhum pagamento nas parcelas", declarou Jader.
CONFIRA UM TRECHO DA ENTREVISTA:
Jader Filho fala sobre a possibilidade de isenção da população em situação de rua e beneficiário do Bolsa Família ao Minha Casa Minha Vida.
— GloboNews (@GloboNews) February 16, 2023
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews com @erickbang1, @paulaaraujonews e @camilabomfim: https://t.co/bFwcwLqjJH #GloboNews pic.twitter.com/rgIEg5qTrp
OBRAS PARALISADAS
Jader Filho também comentou o saldo deixado pela gestão anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na área de habitação. Sobre o tema, o ministro esclareceu que a pauta habitacional é uma das prioridades de Lula.
"Estamos com um trabalho forte. O presidente Lula tem nos cobrado isso. Se a gente for fazer uma análise, temos um déficit habitacional que não foi enfrentado nos últimos quatro anos", indicou o ministro das Cidades.
Em outro trecho da sabatina, Jader Filho comentou sobre o evento de relançamento do Minha Casa, Minha Vida, que ocorreu em Santo Amaro, na Bahia, no último dia 14 de fevereiro.
"Esse conjunto que foi inaugurado em Santo Amaro teve as obras iniciadas em 2013. Lá, entregamos 684 unidades agora. [...] Só para ter ideia, são 83 mil obras paralisadas do Minha Casa, Minha Vida", pontuou.
VEJA:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar