“Alerta mesmo fomos, nós, da comunidade: ‘corre que o morro está descendo’. Este é o relato de um dos moradores da Barra do Sahy, um dos bairros de São Sebastião mais afetados pelos temporais no litoral norte paulista. De acordo este e vários outros depoimentos, não houve qualquer tipo de alerta para o risco de deslizamentos em decorrências das fortes chuvas que caíram na região.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirmou que previu os temporais com três dias de antecedência e comunicou a Defesa Civil Nacional e as defesas civis locais.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse durante uma entrevista coletiva que a administração municipal emitiu alertas a partir das 21h de sábado (18), no momento em que começou o temporal na cidade.
No entanto, a prefeitura não divulgou um alerta prévio sobre as chuvas na madrugada de domingo (19), o que pode ter contribuído para as ocorrências de acidentes envolvendo vítimas na cidade, que não conseguiram sair antes dos deslizamentos de terra provocados pelas chuvas.
Embora alguns moradores estejam deixando suas casas por questões de segurança, outros optam por permanecer em suas residências.
“A casa, foram muitos anos para conquistar. Não foi de um dia para o outro. Você não pode simplesmente sair por sair”, desabafa Wagner de Oliveira, que diz não abandonar a casa onde vive com a mãe, o pai e sete irmãos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar