Em entrevista concedida ao radialista Elvan do Vale, no programa Rota 100,7 da Rádio Clube FM, a delegada Simone Freitas Felinto falou sobre o seu retorno à direção da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil. Com 15 anos de atuação em Marabá, a delegada que já passou por delegacias especializadas, homicídios e pela Superintendência Regional reassume o cargo com o compromisso de imprimir uma gestão técnica e próxima da comunidade.
Trajetória de Liderança
Simone Felinto possui um dos currículos mais robustos da Polícia Civil no interior do estado. Ao longo de sua carreira, já atuou em unidades estratégicas como a Delegacia de Homicídios (DH), onde permaneceu nos últimos três anos, na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e na Delegacia da Criança e do Adolescente (DECA).
Veja também
- O mito dos 163 milhões e a realidade invisível do feminicídio no Brasil
- Polícia desarticula ponto de tráfico e prende duas mulheres no bairro Bela Vista
- PRF apreende carro clonado e inicia Operação Carnaval com reforço no policiamento
A delegada também já ocupou o cargo de Superintendente Regional, o posto máximo da instituição na localidade, consolidando sua experiência tanto na linha de frente das investigações quanto na gestão administrativa. Além da atuação policial, Simone também contribui para a formação acadêmica como professora de Direito.
Foco no Atendimento e Humanização
Um dos marcos de suas gestões anteriores foi a transformação no atendimento ao público, ponto que ela promete priorizar novamente.
"Quem vai à delegacia, em regra, está com um problema, assim como quem vai a um hospital. Precisamos orientar a população de forma cordial. Somos servidores públicos e estamos aqui para servir", pontuou a delegada.
Como diretora, Simone Felinto agora gerencia as escalas e o funcionamento de unidades fundamentais, incluindo as delegacias de São Félix, Cidade Nova e a Seccional da Nova Marabá. Desde que assumiu, já iniciou visitas técnicas às unidades para ouvir as demandas dos policiais e ajustar as estratégias de acolhimento às vítimas.
Integração contra a Criminalidade
Diante dos recentes episódios de violência e da dinâmica das facções criminosas, a delegada ressalta que a solução passa pela união de forças. Para ela, o combate efetivo ao crime, especialmente aos homicídios e ao tráfico de drogas, depende do trabalho conjunto entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e órgãos federais como a PRF.
"Nós precisamos andar de mãos dadas. O trabalho preventivo da PM é essencial para evitar que o crime ocorra, enquanto a Polícia Civil atua na parte investigativa para que não haja impunidade", destacou.
Simone Felinto, que se considera "filha de Marabá por adoção", reafirma seu compromisso com a segurança da cidade: "O meu objetivo, independente da unidade, é prestar um bom serviço e garantir que Marabá continue avançando no combate à violência".

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar