plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COMBATE À FOME

Transferência de renda:13º é descartado do Bolsa Família

Parcela extra, que só existiu em 2019, não faz parte do programa do governo Lula

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Transferência de renda:13º é descartado do Bolsa Família camera Família de beneficiários do Bolsa Família exibe cartão | Divulgação/ Instituto Lula

O governo federal descartou a a possibilidade de voltar a pagar um 13º do Bolsa Família. Segundo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias o pagamento de 13º não faz parte do Bolsa Família e não será realizado em 2023.

A decisão de não incluir no programa a parcela extra, que foi paga apenas em 2019, deve-se ao fato de o benefício ser parte de uma política de transferência de renda, e não uma remuneração salarial, decorrente do trabalho formal.

"Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público nem na lógica do empregado do setor privado", explicou o ministro.

Ele diz que a parcela paga a mais em 2019, no governo de Jair Bolsonaro, foi resultado de uma estratégia usada para tentar reeleger o ex-presidente.

"Tivemos um momento [na época em que o 13º foi pago] muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco", afirmou Dias.

Apesar de parlamentares da oposição pedirem que a atual gestão adicione a parcela extra ao programa, o ministro diz que o objetivo do governo é proporcionar geração de emprego e renda para que a população tenha acesso a direitos trabalhistas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias