Nos últimos anos, a população brasileira — e mundial — tem envelhecido mais. Tal fenômeno decorre de mudanças de pensamento da própria sociedade, assim como o avanço das tecnologias e da ciência.
No entanto, junto com o aumento da longevidade humana, também cresceram os casos de etarismo, um tipo de discriminação e preconceito motivado pela idade das vítimas, que pode resultar em violência verbal, física ou psicológica.
Nos últimos dias, um vídeo que mostra três estudantes universitárias debochando de uma colega de turma por conta da idade dela viralizou nas redes sociais. O caso, que ocorreu em Bauru, interior de São Paulo, revoltou os internautas.
Veja também:
Jovens são encontrados em condição análoga à escravidão
No Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada 4 horas
No vídeo, as três ironizam o fato da mulher de 40 anos estudar na mesma turma e mesma universidade particular que elas. Todas são do curso de Biomedicina da instituição de ensino Unisagrado.
"Gente, quiz do dia: como 'desmatricula' um colega de sala?", diz a jovem que segura o celular para fazer o vídeo.
Na sequência, outra responde: "Mano, ela tem 40 anos já. Era para estar aposentada".
"Realmente", concorda a terceira.
Uma delas insinua ainda que a mulher não sabe usar o Google. "Acha que a professora é o Google", critica.
Após a repercussão do vídeo, que já alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações no Twitter, internautas cobraram um posicionamento da Unisagrado, que, em uma publicação nas redes sociais, declarou que "não compactua com qualquer tipo de agressão", sem, no entanto, citar diretamente o caso ou anunciar qualquer sanção às alunas da instituição.
A universidade disse ainda que está tratando o caso "no âmbito institucional". Em entrevista ao Portal UOL, a sobrinha da vítima disse que a tia sempre teve o sonho de estudar, mas não teve oportunidade anteriormente.
"Minha tia, de 40 anos, sempre batalhou pra um c****** trabalhando sem parar desde pequena com as irmãs, para ajudar a minha avó e cuidar dela (...) Hoje, ela conseguiu entrar em um curso que ela sempre quis e estava MUITO feliz e animada para começar as aulas, e daí surge três meninas ESCROTAS, que só vivem na própria bolha, gravando vídeo zombando pela minha tia ser a mais velha da turma", desabafou.
VEJA O VÍDEO:
Minha mãe com 50 anos vai entrar na faculdade esse ano. Por isso eu fico PUTA com um bgl desse, pq é uma coisa que poderia ter acontecido com ela, e nesse caso eu não pensaria duas vezes antes de amassar essas mina q acham que todo mundo tem a mesma oportunidade na vida pic.twitter.com/LavQLMocrL
— Ju Porto (@aju_porto) March 10, 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar