Uma professora de Ceilândia, no Distrito Federal, foi alvo de racismo no último dia 8 de março, data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher. Um aluno da escola do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 “presenteou” a profissional com uma esponja de aço, fazendo uma ofensa racista ao cabelo crespo da professora.
Um vídeo gravado por um estudante registrou o momento em que o aluno entrega a esponja para a professora. A mulher fica constrangida com o “presente” e fala: “Vou aceitar, porque tudo o que vem, volta”. Um estudante da escola afirmou que pessoas viram a professora chorar momentos depois do ocorrido.
Este mesmo aluno também contou que alguns estudantes criticaram a atitude, o que causou revolta no estudante que cometeu o ato racista. “Ele começou a quebrar o pau, xingou todo mundo e chamou de ‘beta’ nojento”, relatou.
Veja o vídeo:
Revoltado com a situação, o estudante denunciou à direção da escola o que havia acontecido. Em um áudio enviado para grupos de WhatsApp, o estudante que entregou a palha de aço para a professora ameaçou repetir o ato racista com outras estudantes da escola.
“Não me testa, que eu vou te dar um ‘bombril’. Não me testa. Se você apelar, vai ficar ruim para ‘tu”, ameaça ele no áudio.
A Secretaria de Educação divulgou uma nota informando que a direção da escola tem autonomia para conduzir o caso. Foi informado também que profissionais da secretaria irão se reunir com o estudante a professora para esclarecer toda a questão.
“A pasta ressalta, ainda, que repudia qualquer tipo de preconceito e reforça o compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar