Muitas empresas possuem rigorosos critérios de escolha na hora de selecionar candidatos a vagas de emprego. Na grande maioria delas são utilizados meios como entrevistas, análises curriculares, testes práticos ou indicações de confiança para definir o melhor nome para determinado cargo ou oportunidade.
No entanto, a agência que recruta pessoas para trabalharem em uma feira agrícola que será realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, causou polêmica ao publicar os requisitos para vagas destinadas a mulheres que desejam trabalhar no evento, chamado "Agrishow", o qual deve ocorrer em maio.
Veja também:
Coaches pregam "mulher de valor" e uso do "capital erótico"
Homem vê vaga para autistas e acusa ser de 'gays e lésbicas'
Conforme reportagem exibida pela Record TV, em um print da publicação que enumera a lista de "atributos" que a candidata precisa ter para a vaga, é possível observar a exigência do perfil "Panicat (perfil de academia, malhada)", fazendo referência às assistentes de palco do extinto programa humorístico "Pânico na Band", as quais eram famosas por exibirem o corpo volumoso trajando apenas biquíni.
Segundo a reportagem, os perfis exigidos são de mulheres acima de 18 anos, com manequim de 36 a 42 e altura acima de 1,65m. Já os homens precisam usar manequim de 36 a 44 e ter acima de 1,75m.
A agência cita "o tamanho dos uniformes" como argumento para os perfis. O cachê seria de R$ 240 por dia, com alimentação inclusa no valor pago e transporte da empresa até a feira.
Uma representante da agência que fez o anúncio disse que os critérios de contratação foram definidos pelo cliente. A diretora da "Agrishow", Liliane Bortoluci, disse que a situação é "triste e desanimadora". "Existem pessoas muito competentes de todos os sexos, gêneros, tamanho, altura. Então, é possível você dar oportunidade para diversas pessoas".
A feira anunciou que a agência que fez a divulgação da vaga de emprego "não faz parte da lista de fornecedores oficiais do evento" e "solicitou o imediato cancelamento da publicação e a exclusão de seu nome, utilizado sem qualquer autorização no contexto".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar