plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Mesmo com fim da emergência pela Covid, cuidados permanecem

Após três anos, a OMS decretou o fim da urgência global, mas destacou que não significa o fim da pandemia. Nas ruas de Belém, muita gente ainda usa máscara e defende outras medidas para evitar doença

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mesmo com fim da emergência pela Covid, cuidados permanecem camera A máscara ainda é uma proteção importante para muitas pessoas, já que diminui a contaminação da doença | Foto: Irene Almeida

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência de saúde da Covid-19. A notícia, tão aguardada pelo mundo, veio após três anos do estado máximo de alerta da instituição para a doença que ceifou milhares de vidas. Porém, o órgão da saúde destacou que o anúncio não significa o completo fim da pandemia e que as pessoas devem manter os cuidados.

A alteração desse status da doença que impactou todos os setores na vida da humanidade, traz informações sobre a atual conjuntura da doença. Uma delas é de que o vírus já não é mais considerado completamente novo ou inesperado. A decisão também é uma mensagem de que a doença não representa mais um completo risco à saúde global por meio de sua disseminação.

Ainda segundo a OMS, o estágio de maior tranquilidade só foi possível devido às várias medidas que foram adotadas para combater o vírus como o uso de máscaras de proteção, o lockdown nas cidades e as vacinas que chegaram para fortalecer o sistema imunológico das pessoas e quebrar os efeitos mais agressivos da doença no corpo e, consequentemente, diminuir as taxas de mortalidade pela infecção.

LEIA TAMBÉM:

Rodoviários aceitam proposta e greve de ônibus é cancelada

BR-316 terá desvio prolongado no km 7 para obras do BRT

Em Belém, mesmo após o comunicado da agência, várias pessoas não abriram mão dos cuidados mais básicos e dizem que as orientações aprendidas no momento mais crítico da pandemia vão continuar sendo seguidas por um longo tempo. “Graças a Deus o pior passou e essa notícia veio para tranquilizar ainda mais todo mundo. Porém, sabemos que existem variantes circulando e que os cuidados devem continuar. Por isso, não vou abrir mão do uso de máscaras na rua e nem da higienização com frequência das mãos”, contou Lucilene Moura, 42 anos.

MÁSCARAS

Para o estudante Igor Barbosa, 27, o fim da emergência não será motivo para descuidar da saúde. “Vivemos momentos difíceis. Inclusive, eu mesmo tive Covid e sei da gravidade que é essa doença. Hoje estamos mais tranquilos, conseguimos sair na rua sem máscara, mas alguns cuidados não ficaram para trás. Sempre fico atento para evitar grandes aglomerações, lavo as mãos com maior frequência e, dependendo do lugar, a máscara também volta para o rosto”, afirmou.

O vendedor Daniel Brito, 64, destacou as vacinas como a principal ferramenta que ajudou a população a se livrar dos riscos maiores do vírus. “Já tomei cinco doses da vacina e, certamente foi isso que nos salvou de continuar vivendo o pior. O anúncio que a OMS fez traz essa tranquilidade, mas é sempre bom ficar atento aos cuidados”, disse ele que mantém o hábito de higienizar todo o dinheiro que recebe em suas vendas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias