plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AINDS FELINA

Onça-parda tem suspeita de aids e pode ser sacrificada no RJ

O animal está aos cuidados do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e deve ser sacrificada, caso seja atestada a aids felina

Imagem ilustrativa da notícia Onça-parda tem suspeita de aids e pode ser sacrificada no RJ camera Animal havia sido resgatado de galinheiro e está abrigado em unidade do Ibama em Seropédica | Divulgação/ Ibama

Em fevereiro de 2022, uma onça-parda foi presa ilegalmente por um dono de uma propriedade dentro da Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, no Rio de Janeiro. Segundo o proprietário, a onça havia comido galinhas de sua fazenda.

O animal foi resgatado por Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e desde outubro de 2022 ela está no Ibama, em Seropédica, na Baixada Fluminense, para onde foi levada.

A onça-parda, contudo, deve ser sacrificada, isso porque ela pode ser portadora do FIV, um vírus de imunodeficiência também conhecido como Aids felina, que também pode acometer gatos domésticos.

O diagnóstico da onça ainda não é conclusivo, mas, caso esteja contaminada, ela pode ter pego o vírus por meio do contato com o sangue de outro felino contaminado, o que pode ter se dado através de arranhões ou alimentação.

De acordo com as autoridades, outro exame ainda vai ser feito no animal, o resultado será determinante para seu futuro. Se o resultado for positivo, será comprovado que ela possui o vírus, mas nada pode garantir que ela manifestará a doença.

Vacina japonesa mata vírus do HIV em macacos

Porém, caso decidam, as autoridades ambientais, os veterinários podem sacrificar a onça mesmo que ela seja assintomática. Por outro lado, com um resultado negativo, o animal continuará em cativeiro para observação.

Com a Aids dos felinos, a onça não pode ser libertada em qualquer lugar uma vez que pode contaminar outros felinos. Assim, para que possa viver livre é preciso que um proprietário ou uma instituição consiga uma autorização para colocá-la em um ambiente grande e seguro na natureza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias