Um casal de namorados morreu dias após apresentar febre, dor e manchas vermelhas pelo corpo. A suspeita é de febre maculosa, dengue ou leptospirose.
As três doenças são de notificação compulsória. As amostras biológicas serão analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Assim que o processo for concluído, os resultados serão enviados ao CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do estado de São Paulo.
QUAIS OS SINTOMAS APRESENTADOS PELO CASAL?
A dentista Mariana Giordano, 36, e o piloto Douglas Pereira Costa, 42, tiveram febre, dor e manchas pelo corpo. O empresário Marcelo Giordano disse que a irmã também se queixou de cansaço.
POR ONDE OS NAMORADOS PASSARAM?
No dia 27 de maio, o casal esteve na Feijoada do Rosa, em Campinas (a 93 km de São Paulo). Na semana seguinte, viajou à Monte Verde (MG).
QUANDO OS SINTOMAS INICIARAM?
Começaram no sábado (3). No domingo, quando retornaram, Mariana foi para o Hospital Vitória, na cidade de São Paulo, onde morava. Douglas residia em Jundiaí (a 58 km de São Paulo).
QUANDO O CASAL MORREU?
As mortes e a comunicação dos óbitos às vigilâncias epidemiológicas dos dois municípios ocorreram na quinta-feira (8).
Segundo o empresário, no domingo, Mariana tomou uma carga de adrenalina no hospital e retornou bem para a casa. Na segunda, ela foi à faculdade apresentar um TCC de um curso que estava finalizando. À noite, voltou a passar mal. Retornou ao hospital, fez uma bateria de exames e foi internada. Na terça, a transferiram para a UTI. "O Douglas morreu ao meio-dia e ela às 4 horas da tarde", relata Marcelo Giordano.
Douglas Costa só foi internado na quarta-feira (7), em um hospital privado de Jundiaí. Levado à UTI, o piloto foi intubado à noite, na mesma data, e morreu na quinta.
SOBRE AS DOENÇAS
O que é febre maculosa e quais os sintomas?
A febre maculosa é uma doença infecciosa e febril aguda. Tem como principais sintomas febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal e muscular, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros. Pode ser leve e grave, com alta taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, o principal vetor é o carrapato estrela, mas qualquer espécie pode abrigar a bactéria causadora da febre maculosa, como o carrapato do cachorro, segundo o Ministério da Saúde.
Como é transmitida a leptospirose?
Através da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira, que penetra na pele com lesões, imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas. O período de incubação pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco. Nos casos mais graves, a letalidade chega a 40%. Febre, dor de cabeça e muscular —principalmente nas panturrilhas—, falta de apetite, náuseas e vômitos são os sintomas.
O que é dengue?
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser benigna ou grave. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, possui quatro sorotipos diferentes. O período do ano com maior transmissão da doença é de novembro a maio. Os principais sintomas são febre alta —acima de 38°C—, dor no corpo, na cabeça, atrás dos olhos e nas articulações, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar