Belém foi escolhido para sediar a trigésima edição da Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP-30) em novembro de 2025. Como a floresta amazônica era o principal tema de debate nas conferências das quais o presidente Lula participou, em Paris e Copenhague, além do Egito, o mandatário decidiu sugerir que a COP fosse realizada na região amazônica, para que assim, as pessoas pudessem conhecer a floresta e suas riquezas.
Essa semana, um vídeo de comentaristas da Jovem Pan News viralizou nas redes sociais após eles se utilizarem de falas xenofóbicas contra Belém por sediar a COP-30.
Após ser questionado sobre o que achava do governo trazer esse evento para o Brasil, o comentarista Cristiano Beraldo disse que isso se tratava de um grande problema por ser realizado na capital paraense: “Essas pessoas vão chegar lá e vão se deparar com a realidade do subdesenvolvimento, até porquê Belém sequer tem voos internacionais diretos que pousem lá para trazer essas pessoas, elas vão ter que ir até São Paulo, Rio de Janeiro, eventualmente até Fortaleza para poder fazer uma conexão para ir até Belém, não tem infraestrutura”, começou.
Em seguida, Cristiano disse que a população de Belém ainda se locomove por meio de embarcações velhas e inadequadas: “Não tem nada, as pessoas estão ali ainda se movendo através de embarcações extremamente velhas e inadequadas, uma vez por outra tem um naufrágio onde as pessoas morrem e é aquele absurdo”.
LEIA TAMBÉM:
Pará é alvo de xenofobia no Twitter do ministro Flávio Dino
Governo cria Comitê Estadual para a COP 30
Parlamentares destacam importância da COP-30 em Belém
Câmara cria frente parlamentar para fortalecer COP 30 no PA
O comentarista também disse que a população paraense não tem sequer luz elétrica e internet: “Essas pessoas não têm saneamento básico, não tem muitas vezes luz elétrica, não tem acesso a internet, não tem nada [...] essa é a realidade hoje da população Amazônica”, finalizou.
Tiago Pavinatto, também comentarista da Jovem Pan, deu continuidade ao discurso e se referiu a população ribeirinha como miseráveis: “O Pará tem uma das favelas ribeirinhas de palafitas uma das coisas mais apavorantes, tristes e miseráveis que eu já vi na minha vida. Uma população que não tem dignidade nenhuma, vivem no meio de lixo e infestando o rio porque elas não tem outros lugares pra ir”, afirmou.
Tiago finalizou dizendo que a COP-30 têm todos os ingredientes para ser mais um grande fracasso sediado pelo Brasil. As falas dos comentaristas não foram muito bem recebidas por paraenses na internet.
Confira:
“Lindo mesmo é São Paulo com sua estrutura “excelente” através das suas vias terrestres engarrafadas e de ar poluído. Lindo mesmo é o Rio de Janeiro com seu clima maravilhoso e apaziguador de guerra entre facções e milícias. Lindo é Curitiba que tem seu povo “acolhedor” e “gentil” (ironia), com estrutura britânica rs. Belém como toda e qualquer capital tem seus problemas e devem ser resolvidos, a COP aqui é uma forma de ampliar o desenvolvimento regional e gerar fonte de renda, já tivemos o fórum social mundial, a Amazônia é a protagonista do debate do século no que se levanta a questão ambiental, Belém é central neste debate. Tem que melhorar muita coisa? Sim, porém isso não tira os créditos da importância que Belém terá como sede da COP 30.” Disse um internauta.
“Belém tem muitos problemas, mas dizer que não tem energia elétrica, internet, Oi??? Falas totalmente xenofobicas”, lamentou outra.
“Cara, eu senti uma raiva desse pessoal. Os sulistas nunca gostaram dos nortistas e nordestinos, isso é fato, vão atacar até onde não podem. Cop 30 vai melhorar muito a infraestrutura da nossa cidade, então que venham”, disse outro.
Confira o vídeo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar