Um caso extremamente raro registrado na França chamou a atenção para a possibilidade de humanos serem atingidos por meteoritos. O fato aconteceu no dia 6 de julho, em Schirmeck, leste do país. Uma mulher foi atingida por uma pedra espacial enquanto tomava café com uma amiga na varanda de sua residência.
Segundo informações do jornal DNA (Dernières Nouvelles d’Alsace), a francesa — que não teve o nome revelado — foi atingida em uma de suas costelas. “Ouvi um ‘bang’ vindo do teto próximo a nós. No instante seguinte senti o impacto nas costelas. Pensei que fosse um animal, um morcego. Pensamos também que fosse um pedaço de cimento do teto, mas não tinha cor de cimento”, disse a mulher.
Ela levou, então, a rocha de cerca de 50 gramas até um especialista, Thierry Rebmann, da Universidade de Basel. Ele revelou que o meteorito é composto de ferro e silício, material normalmente associado a asteroides. “Encontrar um meteorito é algo raro, e um deles cair em você é mais raro ainda. É praticamente um caso único”, disse Rebmann ao DNA.
Veja também:
Meteorito de bilhões de anos cai e atinge casa nos EUA
"Bola de fogo" vinda do céu atinge casa e mata cãozinho
Meteorito cai perto de escola em Curionópolis
Meteoritos são pedaços de rochas espaciais que caem na Terra após resistirem a uma passagem violenta pela atmosfera do planeta, gerando meteoros (rastros luminosos popularmente conhecidos como estrelas cadentes). Ou seja, é o que “sobra” da queima desses detritos e acaba colidindo com a superfície ou mergulhando no oceano.
Segundo a Nasa, cerca de 50 toneladas de material meteorítico cai na Terra todos os dias, mas a maior parte é extremamente pequena e cai nos oceanos, que cobrem cerca de 70% da superfície do planeta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar