A Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em 2025 eme Belém do Pará, terá uma grande responsabilidade: analisar se as metas assumidas no Acordo de Paris de 2015 foram de fato alcançadas. Este acordo, um tratado internacional assinado durante a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21), foi um marco na luta global contra as mudanças climáticas.
LEIA MAIS SOBRE A COP 30 E O MEIO AMBIENTE
Evitar desmatamento garantirá recursos do Fundo Amazônia
Fórum de Governadores defende estratégias para a Amazônia
O Acordo de Paris estabeleceu metas e diretrizes ambiciosas para combater as mudanças climáticas e lidar com seus impactos. O objetivo principal é limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais, com esforços para restringir esse aumento a 1,5°C. Para isso, os países signatários se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a aumentar os esforços para se adaptarem aos impactos das mudanças climáticas.
Desde que entrou em vigor em 4 de novembro de 2016, o Acordo de Paris tem sido amplamente reconhecido como um marco importante no combate às mudanças climáticas. No entanto, apesar dos esforços até agora, a comunidade internacional ainda enfrenta desafios significativos na implementação e no cumprimento das metas estabelecidas no acordo.
Leia o conteúdo completo no Amazônia Online, site parceiro do DOL
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar