O hidrogênio, um elemento químico encontrado principalmente em sua forma gasosa (H2), tem sido cada vez mais reconhecido como uma alternativa viável aos combustíveis fósseis. Presente em hidrocarbonetos e na molécula de água, o hidrogênio pode ser transformado em uma forma de energia limpa e renovável conhecida como hidrogênio verde (H2V).
O H2V é produzido a partir da eletrólise da água, um processo que separa a molécula de água (H2O) em hidrogênio (H2) e oxigênio (O2) através da passagem de uma corrente elétrica na solução aquosa. Este processo é alimentado por fontes renováveis como energia eólica e solar, tornando o H2V uma opção de energia carbono zero, ou seja, produzida sem a emissão de CO2.
Leia mais
Lula quer união dos países com grandes florestas tropicais
Campanha Julho Verde celebra os manguezais amazônicos
O hidrogênio verde não é apenas um combustível potencial para o setor de transportes, mas também pode ser usado como matéria-prima em vários outros setores.
Na indústria de aço e metais, na farmacêutica e até mesmo como fonte de energia quando combinado com células a combustível, o hidrogênio verde tem o potencial de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa.
Confira o conteúdo completo no Amazônia Online, parceiro do DOL.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar