Lixo eletrônico é o termo usado para se referir a produtos eletroeletrônicos que pararam de funcionar ou que não têm mais utilidade. Por exemplo, aquele celular ou computador antigo que já não funcionam há muito tempo. Quando você tiver a necessidade de descartá-los, você não pode jogá-los no lixo comum. Mas, por quê?
Google usa tecnologia para ajudar a preservar a Amazônia
Desafios da COP 30: energia, pobreza e descarbonização
Os aparelhos eletrônicos contêm diversos materiais na sua composição, que não são biodegradáveis, como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio. No entanto, esses aparelhos podem ser desmontados, reciclados e usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos. Assim, esse processo reduz a extração de recursos da natureza e também gera novos empregos.
Como descartar o lixo eletrônico
A solução é levar o lixo eletrônico para pontos de coleta seletiva. Várias cidades no Brasil têm esses pontos de coleta, conhecidos como Ecopontos. Nesses espaços, você pode descartar até mesmo eletrônicos grandes, como uma geladeira, por exemplo. Você pode conferir quais são os pontos de coleta mais próximos de sua região através do aplicativo do Google Maps (Android | iOS). Lá no app, é só digitar “Ecoponto” na barra de pesquisa.
Confira mais informações no Amazônia Online, parceiro do DOL.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar