plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAIBA QUAL!

Por que apenas um Estado não foi atingido pelo apagão?

No total, 25 Estados e o Distrito Federal sofreram o apagão. Apenas um, no entanto, ficou livre dos problemas. Veja qual e o porquê.

Imagem ilustrativa da notícia Por que apenas um Estado não foi atingido pelo apagão? camera Divulgação

Quedas de energia nas cinco regiões do Brasil foram registradas na manhã de hoje. Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal foram afetadas, e apenas em Roraima não houve registro de apagão.

Roraima é o único estado brasileiro ainda desconectado do SIN (Sistema Interligado Nacional), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica. Atualmente, segundo informações do governo federal, os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam basicamente com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

No início deste mês, o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão finalmente conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétricas e "garantir energia confiável, limpa e renovável".

O decreto também amplia a possibilidade de intercâmbio de energia elétrica com países vizinhos. "O decreto vai permitir realizar contratos para a trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil", destacou o ministro Alexandre Silveira em nota divulgada pelo governo federal.

VENEZUELA ABASTECIA RORAIMA

De 2001 a 2019, o estado de Roraima foi abastecido com a energia elétrica via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. Após uma série de apagões no país vizinho, em 2019, o fornecimento foi interrompido e, desde então, Roraima é dependente de energia de termelétricas.

Agora, a expectativa do governo é beneficiar até 500 mil famílias até 2026 com a nova fase do Luz para Todos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias