Quedas de energia nas cinco regiões do Brasil foram registradas na manhã de hoje. Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal foram afetadas, e apenas em Roraima não houve registro de apagão.
Roraima é o único estado brasileiro ainda desconectado do SIN (Sistema Interligado Nacional), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica. Atualmente, segundo informações do governo federal, os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam basicamente com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.
No início deste mês, o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão finalmente conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétricas e "garantir energia confiável, limpa e renovável".
O decreto também amplia a possibilidade de intercâmbio de energia elétrica com países vizinhos. "O decreto vai permitir realizar contratos para a trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil", destacou o ministro Alexandre Silveira em nota divulgada pelo governo federal.
VENEZUELA ABASTECIA RORAIMA
De 2001 a 2019, o estado de Roraima foi abastecido com a energia elétrica via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. Após uma série de apagões no país vizinho, em 2019, o fornecimento foi interrompido e, desde então, Roraima é dependente de energia de termelétricas.
Agora, a expectativa do governo é beneficiar até 500 mil famílias até 2026 com a nova fase do Luz para Todos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar