Valdemiro Santiago de Oliveira conta que teve a ideia de construir um império depois de ter sobrevivido a um acidente, que considerou um milagre. É dono de seis mil templos espalhados pelo Brasil e por outros 21 países (incluindo Estados Unidos, Portugal e Inglaterra), além de uma TV e de uma rádio. Mas esse império religioso começou a ruir nos últimos anos pelo acúmulo de dívidas. Os rolos financeiros passaram a corroer o patrimônio de Valdemiro .
Um dos maiores templos do País, localizado em São Paulo, está indo a leilão, o que prova a crise financeira. O espaço de 46 mil m2 está avaliado em R$38,5 milhões, valor do lance inicial para as ofertas, que começam em outubro.
11 de setembro: 22 anos do atentado terrorista; veja relatos
Esse espaço estava sendo utilizado para apartamentos residenciais, auditórios, salas de aula e um estacionamento para 800 veículos que fazem parte do templo da Igreja Mundial do Reino de Deus.
O Tribunal de Justiça de São Paulo registra 11 mil ações contra a igreja, a maioria por cobrança de dívidas. Representantes da igreja afirmam que as dívidas decorreram do fechamento dos templos durante a pandemia e que os dízimos são a única fonte de renda da igreja.
A penhora do templo foi determinada pela Justiça para quitar um débito de R$ 881 mil de uma outra igreja, em Ubatuba, no litoral. A Mundial foi condenada em primeira e em segunda instâncias e não pode mais recorrer. Em abril de 2022, a Justiça já havia autorizado o leilão. O templo estava fechado havia dois anos.
Brasileiro foragido nos EUA entra para a lista da Interpol
O leilão coloca um ponto de interrogação sobre os próximos passos de Santiago, um dos líderes evangélicos mais influentes do Brasil.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar