plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TE CUIDA, HEIM? 🍔

Atenção! X-Tudo pode ser prejudicial para o cérebro; entenda

Além de causar vários problemas para a saúde, os alimentos ultraprocessados podem afetar as funções cognitivas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Atenção! X-Tudo pode ser prejudicial para o cérebro; entenda camera Alimentos ultraprocessados podem ser um perigo não só para o coração e outros órgãos, mas também para o cérebro | Reprodução

Práticos, economizadores de tempo na cozinha, além de irresistivelmente saborosos - os alimentos "de caixinha" e "de saquinho" já estão no gosto da galera. No entanto, pesquisas recentes mostram que esses produtos podem ser armadilhas para nossa saúde. Eles são projetados, em muitos aspectos, para manipular nossa biologia e enganar nossos apetites. Então se liga quando estiver "botando para dentro" aquele "X-Tudão", ele pode te enganar...

Um experimento conduzido por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou que quando comemos alimentos com baixo teor de proteína, como os ultraprocessados, tendemos a consumir mais, na busca por proteína suficiente. Isso ocorre porque a escassez de proteína aumenta os níveis de um hormônio chamado FGF21, que é principalmente liberado pelo fígado e desencadeia em nós o comportamento de "busca de sabor".

Stephen Simpson, um dos autores do estudo, explicou que produtos como "batatas fritas com sabor de churrasco, por exemplo, são como uma isca de proteína. Você será atraído para consumi-los, mas não obterá uma quantidade significativa desse nutriente. Isso o deixará com fome de proteína, levando-o a comer mais para saciar esse apetite. Esse ciclo vicioso nos leva a consumir calorias em excesso, desregulando nosso metabolismo."

Problemas para a saúde mental

Além de enganar nossos sistemas de apetite, esses produtos também exercem efeitos prejudiciais sobre o cérebro, conforme apontado por um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Harvard, nos Estados Unidos.

Com base em dados de mais de 10 mil participantes, com idades entre 35 e 74 anos, de seis cidades brasileiras, a pesquisa revelou que o alto consumo de alimentos ultraprocessados pode acelerar o declínio das funções cognitivas, como memória, raciocínio e linguagem, e aumentar o risco de demência.

Te cuida, irmão (a)!

Diante dessas descobertas, é crucial reconsiderar nossas escolhas alimentares e ponderar sobre o impacto que esses produtos ultraprocessados podem ter em nossa saúde física e mental. Abraçar uma dieta mais equilibrada e rica em nutrientes pode ser a chave para uma vida mais saudável e um cérebro mais afiado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias