Uma “espuma” branca começou a tomar conta de galhos de árvores no interior do Ceará e o fenômeno tem deixado muitos agricultores intrigados. Os registros foram feitos na cidade de Juazeiro do Norte (CE) e mostram alguns galhos de árvores cobertos por uma substância misteriosa que tem atraído inúmeros olhares curiosos.
Conteúdos relacionados:
- 23 municípios do Amazonas já estão em situação de emergência
- Vídeo: tubarão é flagrado perseguindo centenas de arraias
A substância em questão é branca e respinga um líquido transparente dos galhos das árvores, parecendo "gelo". Os moradores do bairro Brejo Seco, em Juazeiro do Norte, relataram que no decorrer do dia o líquido toma conta das ramificações da árvore e durante a noite “se transforma em água”.
Especialista explica “espuma” na árvore
De acordo com o professor Lamartine Oliveira, em entrevista para a TV Verdes Mares, a formação de “espuma” e “gelo” trata-se de um fenômeno natural que tem como principal responsável uma cigarra da família Cercopidade. Seu nome científico é Prosapia bicincta.
Quer mais conteúdos sobre o Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A “espuma” nos galhos das árvores seria o resíduo da digestão do pequeno animal, além do excesso de material que é retirado por ela das plantas. O líquido que se forma posteriormente durante a noite serve para proteger os ovos depositados pela cigarra. O especialista alerta também que nada disso provoca dano à árvore, muito menos para as pessoas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar