Na internet, é possível encontrar muitos influencers disponibilizando receitas e medicamentos que prometem uma perda de peso rápida.
A obesidade é ocasionada por uma série de causas, que vão desde o estilo de vida até fatores genéticos. Assim. é preciso ficar atento e ter uma acompanhamento de um profissional para ter uma qualidade de vida melhor.
De acordo com o estudo Altas Mundial da Obesidade 2023, da Federação Mundial de Obesidade, a obesidade deve atingir 41% das pessoas adultas no Brasil.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Proteína exagerada traz danos à saúde e para os músculos
- Cientistas apontam melhor horário para exercitar e emagrecer
- “Caneta contra a obesidade” é aprovada; saiba como funciona
O principal aliado contra a doença é a mudança no estilo de vida, melhorar a alimentação e fazer exercício físico. Mas, atualmente, existem diversos tipos de remédios e tratamentos para evitar a obesidade.
Recentemente, as "canetas contra a obesidade" ficaram famosas por prometerem emagrecimento rápido. No entanto, esses remédios pertencem a classe chamada análogos de GLP-1, como Ozempic, Mounjaro, Saxenda e Wegovy. Estes medicamentos são indicados para o tratamento de diabetes tipo 2 e para o emagrecimento.
Entenda qual a diferença entre eles
Mounjaro
O mounjaro, aqui no Brasil, foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para pessoas maiores de 18 anos, mas ainda não está disponível nas farmácias brasileiras e nem no SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com as informações divulgada, o medicado é voltado para diabetes tipo 2. Já o uso dele para a perda de peso é tido como um off-label, que é uma finalidade diferente da que está na bula.
Segundo alguns estudos do SURMOUNT, pacientes sem diabetes com doses de 5 mg, registraram uma perda de peso de 15% em 72 semanas. Já na de 10 mg a redução de peso foi de 19,5 e com doses de 15 mg foi de 20,9%.
Quer ficar por dentro de mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Ozempic
O medicamento é aprovado apenas para pessoas maiores de 18 anos. Também é destinado para tratar a diabete do tipo 2 e assim como o mounjaro, a finalidade para perda de peso não está na bula.
Nas pesquisas sobre a eficácia do Ozempic para o emagrecimento mostrou que com uma dosagem de 2,5 mg, a registro foi de até 17 % de redução de peso em 68 semanas. Mas as doses que estão disponíveis são de apenas 0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg.
Saxenda
A sazenda está sendo vendidas em farmácias, mas ainda não são disponibilizadas no SUS. Crianças a partir de 12 podem usar o medicamento. Diferente dos outros, este remédio é voltado para o tratamento contra a obesidade ou sobrepeso.
Estudos da SCALE aponto que a perda de peso com doses de 3 mg - a máxima prevista pela farmacêutica -, foi de 6% em 56 semanas.
Wegovy
O Wegovy também foi aprovado para crianças a partir de 12 anos. Aqui no Brasil, o medicamento só deve chegar em 2024.
O remédio também é voltado para auxiliar no tratamento contra a obesidade ou sobrepeso com algumas comorbidade do peso. Em 68 semanas, o estudo da Lancet mostrou que o emagrecimento foi de 17%.
Cuidados
Todos os medicamentos possuem efeitos colaterais. E esses não são diferentes. O paciente pode sentir enjoos, ter diarreia, baixo nível de açúcar no sangue, vômitos, tontura, perda de apetite, dentre outros.
Por isso, esses remédios só devem ser manipulados com um acompanhamento médico e não sem supervisão.
Cada corpo e organismo reage de forma diferente e por isso é importante ter o acompanhamento de um profissional qualificado da área,
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar