plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PERDA DE PESO

“Caneta contra a obesidade” é aprovada; saiba como funciona

O novo medicamento funciona à base de semaglutida, já é aprovada no Brasil. O remédio já foi autorizado nos Estados Unidos e, por enquanto, seu custo é alto: mais de 1,3 mil dolares.

Imagem ilustrativa da notícia “Caneta contra a obesidade” é aprovada; saiba como funciona camera Reprodução

Segundo dados do segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2% , enquanto a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão similar à Agência Nacional de Saúde nos Estados Unidos, aprovou em julho deste anos um novo medicamento que pode ser utilizado no emagrecimento que usa a substância semaglutida, que segundo os médicos, pode trazer uma grande melhoria no tratamento de pacientes com sobrepeso e obesidade.

Desenvolvido inicialmente para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, o medicamento é aplicado com uma “caneta”, mesmo método usado para outros tipos de remédio e insulinas.

LEIA TAMBÉM:

Vídeo: saiba o cachorro mais combina de acordo com seu signo

Anitta faz festa e avisa: "aqui não entra negacionista"

O tratamento para o controle do peso é indicado para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 ou quando o sobrepeso acarreta problemas como apneia, hipertensão ou a própria diabetes. Em ensaio clínico, os voluntários perderam em média 12,4% de seu peso corporal. Em um segundo, a média foi de 6,2%.

Semaglutida

Quando comemos, o hormônio GLP-1 comunica para o cérebro iniciar a produção de insulina para que a glicose seja absorvida pelas células. É sobre esse hormônio que a semaglutida age. Enquanto o nosso hormônio dura 10 minutos de forma natural, a substância sintética trabalha por uma semana. Desta forma, a sensação de fome desaparece por mais tempo.

Efeitos colaterais

Como qualquer medicamento, a semaglutida também pode gerar efeitos adversos. Entre os sintomas, estão náusea, diarreia ou prisão de ventre, e dor abdominal.

Há ainda a possibilidade do paciente ter dores de cabeça, fadiga, indigestão, tontura, distensão abdominal, refluxo, flatulência e hipoglicemia (quando o nível de açúcar no sangue despenca).

Vale destacar que o medicamento tem um custo alto, que beira os 1,3 mil dólares. Além disso, ainda são necessárias algumas avaliações, como seus efeitos de longo prazo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias