Faltam poucos dias para a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, na reta final da maratona de estudos para um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, pode surgir a dúvida: depois de passar o ano inteiro estudando, o que fazer com esse tempo?
A reportagem consultou cursos preparatórios para vestibular em busca de algumas dicas para os candidatos que começarão a realizar o exame nacional no próximo dia 5 de novembro.
Pode parecer lógico e batido, e talvez não fosse exatamente isso que você estivesse procurando ao abrir essa reportagem, mas calma que o momento da revisão de conteúdo chegará em seguida, mas atenção com o bem-estar e descanso é um dos pontos destacados nessa reta final. Afinal, estamos falando de um momento costumeiramente cercado de pressões e ansiedade.
Conteúdos relacionados
- Enem 2023: saiba como consultar o seu local de prova
- Enem 2023: Aulão solidário preparatório é realizado em Belém
“Dormir bem, se alimentar direito, estabelecer pausas durante o período de estudos e ter momentos de lazer ajudam o estudante a se manter focado, além de diminuir o estresse e a ansiedade”, diz João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa. Ele lembra ainda que os estudantes não devem deixar as atividades físicas de lado, que também ajudam a relaxar.
“O descanso é um momento muito importante para que a mente possa se renovar, processar as informações que vão sendo acumuladas ao longo do dia. Faz parte desses momentos, inclusive, as horas de sono. Então, é importante ter atenção se o sono está sendo reparador ou se por algum motivo os momentos em que você dorme não estão sendo de qualidade”, diz Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso de Campinas.
Quer saber mais notícias sobre o Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Foram consultados: Alfredo Terra Neto, da Oficina do Estudante; João Pitoscio Filho, do Etapa; Vera Lúcia Antunes, do Objetivo; Sandro Vimer Valentini Junior, do Poliedro; e Rodney Luzio, do Anglo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar