Nascidos entre 1995 até 2010, os jovens que compõem a chamada Geração Z estão, hoje, ingressando no mercado de trabalho e carregam consigo uma característica influenciada pelo contato nativo com a tecnologia e que pode ser muito útil, como na agilidade para resolução de problemas. Em meio à busca por uma colocação, esses novos profissionais também precisam se manter atentos às oportunidades que o mercado de trabalho reserva, e que não são poucas.

Quando se analisam as características que envolvem a Geração Z, uma em especial se destaca. Eles já nasceram em meio à tecnologia e desconhecem um mundo sem ela. Em diferentes aspectos, essa experiência influencia a forma como esses jovens profissionais veem o mercado de trabalho e o que eles têm a oferecer para ele também.

A professora da área de recursos humanos e associada da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Elaine Grecchi, destaca que os profissionais dessa geração, que hoje têm entre 18 e 24 anos, possuem características bem diferentes da geração que os antecedeu, a Geração Y, que não é nativa digital. “A Geração Z busca no mercado de trabalho ambientes altamente tecnológicos, que possam facilitar a solução de problemas, onde eles tenham feedbacks constantes para o desenvolvimento pessoal e profissional”.

Elaine Grecchi, professora da área de recursos humanos e associada da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)
📷 Elaine Grecchi, professora da área de recursos humanos e associada da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) |( Divulgação )

Conteúdos relacionados 

Exatamente por isso, a professora aponta que a Geração Z costuma buscar oportunidades em empresas de médio e grande porte, onde estão profissionais mais experientes e que podem lhes dar feedbacks que sejam construtivos para a sua carreira. “Eles também buscam empresas com as quais tenham um alinhamento de propósito, de missão. Geralmente, eles são jovens muito engajados, que buscam ter esse atendimento de alinhamento de valores para que sejam mais felizes no ambiente de trabalho”, considera. “As gerações anteriores até aceitavam, em algum momento, não estarem tão felizes no ambiente de trabalho, mas ter uma segurança no emprego. Já a Geração Z é uma geração que busca a felicidade no ambiente de trabalho. Eles querem fazer parte de equipes, eles buscam esse relacionamento pessoal porque eles já vivem muito o relacionamento digital em alguns ambientes”.

Não só de trocas de experiências, mas também a possibilidade de crescimento pessoal e profissional, portanto, são valores caros à nova geração de profissionais que chega ao mercado. E a boa notícia é que existem oportunidades de ingresso que envolvem essas duas experiências no mercado. A Gerente de Recursos Humanos da Hydro, Rafaella Nobrega, lembra que a empresa líder em alumínio e energia frequentemente abre vagas para jovens profissionais e, mais do que isso, oportuniza o desenvolvimento deles. “Acreditamos que captar e desenvolver novos talentos é essencial para a sustentabilidade do negócio e da sociedade”, aponta. “Além de atrair jovens profissionais, investimos na sua qualificação, pois acreditamos que, no início de carreira, é essencial o acompanhamento e desenvolvimento desses jovens”.

Quer saber mais sobre as notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Nesse sentido, Rafaella explica que os jovens profissionais que ingressam na Hydro passam por treinamentos e tutoria de mentores por cerca de dois anos para que, após o fim dos programas, eles possam estar prontos para galgar novos passos em suas carreiras. “Os nossos programas de entrada buscam jovens profissionais e entendemos que estas pessoas estão apostando na empresa e, por isso, a Hydro também deve apostar em seu desenvolvimento”, aponta a Gerente de Recursos Humanos. “Seja no ‘Jovem Talento’, voltado para jovens aprendizes de 18 a 22 anos, ou nos programas de estágio ‘Talento Infinito’ e de trainee ‘Viva Seu Talento’, buscamos oferecer oportunidades de aprendizado a esses profissionais, desde o processo seletivo. Os selecionados, durante todo o programa, passam por treinamentos técnicos e comportamentais e no fim temos uma celebração, porque entendemos que, ao final do ciclo, estes profissionais estão prontos para ocupar novas posições com desafios maiores na empresa ou com parceiros do mercado”.

A imersão em sua área de atuação através do programa trainee foi justamente o ponto de partida da atuação profissional de Giselle Magalhães, hoje Engenheira Sênior de Projetos da Hydro Alunorte. “Passei por várias áreas no processo técnico, na operação e produção ao longo do período de 11 anos, até 2022. Ano passado, eu busquei novas experiências e desafios na minha carreira. Passei um ano fora e retornei através de um processo seletivo para a empresa”, conta. “Fui muito bem acolhida, aliás reacolhida, afinal, aqui me sinto em casa, porque sei que o cuidado com as pessoas é um dos valores que está presente todos os dias”.

Giselle Magalhães, hoje Engenheira Sênior de Projetos da Hydro Alunorte.
📷 Giselle Magalhães, hoje Engenheira Sênior de Projetos da Hydro Alunorte. |( Divulgação )

Para que conquistasse a colocação que a permite atuar como líder, desenvolvendo atividades de acompanhamento de todas as fases do projeto: desde o nascimento, desenvolvimento até a entrega do mesmo para a área cliente, Giselle pode desenvolver a sua carreira passando por várias áreas importantes do processo desenvolvido pela Hydro. “Me sinto privilegiada ao longo de todo esse tempo de ter a oportunidade de crescer aqui dentro, todos os dias aprendo e desenvolvo outras pessoas. Saí da Universidade e aqui comecei minha vida profissional. Me sinto orgulhosa todos os dias das oportunidades que tive na empresa. Olho para trás e vejo o quanto evoluí como pessoa e como profissional”.

PROGRAMAS

- A Hydro possui diferentes programas de ingresso voltados para os jovens profissionais. O programa ‘Jovem Talento’ é voltado para jovens aprendizes de 18 a 22 anos; já o programa ‘Talento Infinito’ é destinado ao ingresso na área de estágios e o ‘Viva Seu Talento’ é o programa trainee.

- O ‘Talento Infinito’ foi vencedor na categoria Empresa Inovadora - Grande Empresa, na etapa regional do Prêmio IEL, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em 2023. A premiação reconhece as melhores práticas de estágios desenvolvidas por empresas e instituições de ensino, no Pará.

- O ‘Viva Seu Talento’ oferece as ferramentas para a imersão dos trainees em sua área de atuação; mentoria com um plano de desenvolvimento de habilidades: Comunicação, desenvolvimento de projetos, comportamento e outros treinamentos técnicos.

- Os jovens que tiverem interesse em trabalhar na Hydro devem ficar atentos ao site e às redes sociais da empresa, para saber quando e como se inscrever nos programas disponíveis.

HYDRO

A Hydro é uma empresa global líder em alumínio e energia e está presente em 40 países, com mais de 30 mil empregados e mais de 100 anos de atuação. No Brasil, atua em toda a cadeia de valor do alumínio, além da geração e comercialização de energia renovável. A maior parte das operações da empresa está no Pará, onde gera cerca de seis mil postos de trabalho diretos e indiretos.

MAIS ACESSADAS