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Black Friday: shoppings terão descontos de até 70%

Lojistas preparam estratégias para atrair consumidores na Black Friday deste ano

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Imagem ilustrativa da notícia Black Friday: shoppings terão descontos de até 70% camera Enquanto as lojas já preparam opções de promoções para a data, consumidores aguardam ansiosos para garantir produtos mais baratos | Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

Evento de consumo da cultura americana que virou tradição também no Brasil, a “Black Friday” ocorre na última sexta-feira do mês de novembro, 24, mas vem sendo cada vez mais antecipada pelo comércio local e eletrônico. Esse período de promoção tem relação direta com o Natal, já que inaugura a temporada de compras natalinas.

Os shoppings preparam estratégias comerciais arrojadas para o período. O shopping Pátio Belém informou que tem expectativa de crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Para isso, as lojas oferecerão descontos de até 70% e terão horários especiais de funcionamento e eventos especiais para que os clientes possam aproveitar os dias de oferta durante uma semana, no período de 20 a 26/11. Na sexta (24) abrirá às 9h e fecha às 23h. No final de semana os horários serão normais no sábado 10h às 22h e domingo das 13h às 21h (lojas) e 12h às 22h (alimentação). Além das ofertas promocionais das lojas, o shopping terá ações no mall para movimentar o clima da BF: de 24 a 26 haverá Papai Noel Especial das 15h às 20h; e Banda de Fanfarra na abertura do shopping, além de outras atrações

O Shopping Bosque Grão-Pará promoverá a “Super Friday” no período de 24 a 26 de novembro, quando as lojas do empreendimento, localizado na avenida Centenário, oferecerão descontos de até 70%, em segmentos de moda à tecnologia. As expectativas para o período são as melhores. De acordo com a gerente de marketing do Shopping Bosque Grão-Pará, Raphaella Rocha, a expectativa é que ocorra um aumento nas vendas. “Neste mês, acreditamos que iremos superar os resultados alcançados em 2022. Nossas expectativas estão em aumento de 19% nas vendas devido a campanha”, afirma a gerente.

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No Boulevard Shopping, localizado na avenida Doca de Sousa Franco, a campanha para a BF só será divulgada a partir do dia 16, que se chamará de “Week Tudo”, oferecendo descontos de lojistas em diversos segmentos como vestuário, eletrônicos e eletrodomésticos. A campanha inicia dia 21 e segue até o dia 26 de novembro.

Os outros shoppings consultados não informaram as estratégias de promoções para o período.

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ON-LINE

A Black Friday é a época em que as lojas oferecem os maiores descontos e promoções na internet. Comprar on-line se tornou ainda mais fácil. Por isso, é preciso ter atenção com os links criados com o objetivo de causar algum dano aos usuários e compradores do e-commerce.

Também é importante ficar atento para não cair na famosa “black fraude”. O principal risco para quem efetua compras on-line são as mensagens enviadas por e-mail, SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens, que sugerem a compra de algum produto ou serviço, com descontos muito acima do mercado, e que levam o comprador a clicar em algum link malicioso.

Fagner Nascimento, gerente em Segurança Digital da Prodepa, alerta para a importância de uma análise cuidadosa de sites e links. “Vários sites e formulários enganosos atraem o consumidor para obter suas informações bancárias e pessoais no ato da compra. Por isso, é crucial que toda interação que sugira um clique seja meticulosamente verificada, evitando assim fraudes que são comuns, sobretudo quando o navegador da web está desatualizado, aumentando a suscetibilidade a ataques”, explica.

Os danos de acessar links fraudulentos são extensos, e incluem furto de credenciais, extorsão de dados, subtração de informações confidenciais e pagamentos enganosos direcionados a terceiros, entre outros perigos. “Se alguém cair nesses golpes, o primeiro passo é notificar as autoridades policiais e registrar um Boletim de Ocorrência. Logo após, é crucial bloquear quaisquer cartões de crédito ou débito e suspender o acesso a carteiras digitais ou serviços financeiros vulneráveis, o que impedir, por exemplo, a clonagem do seu cartão”, reforça o gerente.

Para além dessas ações imediatas, é essencial comunicar-se com as entidades financeiras para monitoramento de atividades estranhas nas contas. “Também é importante é a atualização das senhas de e-mails, redes sociais, contas bancárias ou quaisquer outros serviços online que utilizem credenciais de segurança, como plataformas de streaming ou apps de transporte.

Ao realizar compras online, ele recomenda o uso de um computador seguro, com um sistema operacional atualizado e um antivírus licenciado e ativo. Ele alerta que não é aconselhável iniciar transações a partir de links recebidos por e-mail ou mensagens instantâneas.

“O mais seguro é acessar diretamente o website do comerciante para realizar a compra. Também é recomendado não utilizar dados de cartões de crédito físicos, optando por cartões virtuais temporários que muitos bancos disponibilizam. Tais medidas são fundamentais para preservar a segurança e evitar perdas financeiras aos consumidores”, conclui o profissional.

A advogada Natália Lopes Cordeiro, 30, sempre participa ativamente da Black Friday. Começou comprando livros para a faculdade. Em seguida aproveitou para fechar os fornecedores do seu casamento. Este ano vai aproveitar para comprar ar condicionado para os dois quartos da sua casa, passagem de avião e hospedagem. “Estou bem ansiosa para poder fechar tudo isso! Normalmente eu bato print dos preços das coisas para ver se realmente é Black Friday ou ‘Black Fraude’. Espero gastar o mínimo possível, comprando o que eu realmente preciso a um preço Justo”, diz.

ALERTA

O gestor comercial Lucas Matheus Feio, 28, participa todos os anos da Black Friday. É uma data muita aguardada por ele durante o ano. “Sempre procuro fazer compras planejadas, de itens específicos que acompanho o preço ao longo dos meses do ano. Ano passado gastei cerca de R$ 5 mil em móveis e eletrodomésticos e esse ano planejo gastar um pouco menos mas vou investir na compra de itens eletrônicos e roupas, sempre pesquisando o melhor preço”, coloca.

O advogado Alexandre Bonna, especialista em Direito do Consumidor, lista algumas precauções que o consumidor precisa adotar ao realizar compras de produtos ou serviços durante a Black Friday. “Primeiro, deve registrar todas as especificações técnicas, de qualidade e quantidade do produto, pois se no momento que a encomenda chegar na casa do consumidor o bem não for condizente com a oferta e em 30 dias o fornecedor não sanar o vício, surgirá o direito de receber o dinheiro de volta”.

Nestes casos, diz, é fundamental que o consumidor registre a reclamação perante a empresa, para que inicie a contagem dos 30 dias. “Isso pode ser feito por qualquer meio de comunicação disponibilizado pelo fornecedor (whatsapp, e-mail, central de atendimento ao consumidor). E, não havendo contato disponível, poder-se-á deixar reclamação escrita na sede da empresa ou enviar por correios com Aviso de Recebimento”.

Caso o produto tenha alguma garantia dada voluntariamente pelo fornecedor, o consumidor deve exigir o termo de garantia escrito. A não entrega deste documento de forma escrita, segundo o advogado, configura crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. “Esse alerta serve porque muitas empresas anunciam garantias apenas como iscas para atrair consumidores”.

Outra dica: o consumidor deve ficar atento, quando da aquisição de serviços durante a Black Friday, tais como internet, TV a cabo, cursos, academias, telefonia etc., com a chamada cláusula de fidelização, que obriga o consumidor a ficar preso no contrato por um período mínimo de tempo, só podendo rescindir com pagamento de multas.

“O judiciário vem considerando válida esse tipo de cláusula se vier em destaque no contrato. Nessas circunstâncias dificilmente o consumidor conseguirá obter nulidade em eventual discussão judicial”.

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